Jovens e familiares participaram deste importante evento que emocionou os presentes
Foto: Marciel Bezerra
Um momento de transição, crescimento e de apresentar a elevação das nossas capacidades. Este foi o sentimento vivenciado na pele no sábado (28/05) durante a solenidade de troca de faixas dos conviventes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), equipamento referenciado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pertencente à Secretaria do Trabalho e Assistência Social.
É a terceira vez que Cedro sedia o encontro para a troca de faixas na prática da arte marcial criada no Japão do século XVIII. O prefeito Joãozinho de Titico parabenizou a todos e reforçou que os ganhos vão muito além de medalhas ou faixas. "Estamos investindo em pessoas, e esse tem sido um ganho para a vida, já que os resultados têm sido notáveis não somente no tatame, mas também fora dele, no âmbito escolar, nas relações interpessoais e familiares".
Com a palavra, os atletas
Os atletas Erick Luan* (faixa vermelha) e Maria Clara (faixa laranja) relatam como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) mudou a vida deles e agradecem o apoio da gestão municipal pelo incentivo diário neste esporte.
"O karatê me possibilita momentos de prazer, através de uma atividade que gosto, além de trazer benefícios para o físico e para a mente, como também para formação disciplinar e social. Quero agradecer ao Centro de Convivência e os funcionários pela acolhida e também à instrutora Gislaine pelos ensinamentos repassados com dedicação. Agradeço também a Prefeitura Municipal de Cedro e ao prefeito Joãozinho do Titico". (Erick Luan)
"Prático o karatê pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos há quase sete anos e durante todo esse tempo a Prefeitura sempre colaborou muito para que a gente crescesse e evoluísse. Mais que uma arte marcial, é um estilo de vida onde você aprende disciplina, respeito, esforço, dedicação, valores refletidos na vida pessoal de cada um. E vai para além dos tatames, o karatê influencia diretamente na vida pessoal. Por isso, a colaboração da prefeitura na prática desse esporte é essencial para o crescimento e a evolução de cada um de nós, dentro e fora dos tatames. Muito obrigado à Prefeitura pela colaboração neste terceiro exame de faixa". (Maria Clara)
A mudança e as mães dos caratecas
Luciana, mãe de Ana Victória, parabeniza os envolvidos nas ações. "Ela sempre foi uma menina que gostava muito de esportes e encontrou pessoas que também gostam e fazem um trabalho belíssimo. O Centro de Convivência é uma equipe que trabalha vários setores, e ela sempre gosta de passar em todos; o karatê mudou positivamente a vida dela. É uma disciplina que requer muita responsabilidade, comprometimento. Parabéns à instrutora Regislania, que não mediu esforços para que nossos filhos fizessem esse exame de faixa, fossem graduados, com treinos extras, orientando, acompanhando e nós, como mães, incentivando também. Agradecer também a gestão por ter custeado esse exame de faixa e dizer que incentivem mais os jovens da cidade, não só no karatê, mas em qualquer esporte. É um benefício muito grande".
Josefa Elma, mãe do Convivente Erick Ruan, fala sobre a mudança do filho com o karatê. "Hoje eu tenho em casa um carateca faixa vermelha. Quero agradecer a prefeitura de Cedro por ter patrocinado esse evento, ao Serviço de Convivência, onde sou muito bem acolhida e a instrutora Regislânia. Eu posso falar do Erick antes e depois do karatê; corria atrás de tudo para ver se encaixava em alguma coisa e ele nunca aceitou nada. Futebol, natação, funcional, bateria, violão... e o Erick sempre naquela timidez. Eu sei que todas as mães estão felizes com os filhos que participaram, a gente vê a evolução desses meninos. É muito bom, é muito gratificante. Ele adora o karatê, e vejo que ele não vai parar. E tudo isso graças a vocês. Só tenho que agradecer. Muito obrigada."