Unidades Básicas de Saúde continuarão disponibilizando testes e atendimentos para casos suspeitos
Foto: Marcos Rodrigues
Após dois anos de muito trabalho em prol de salvar vidas, a Prefeitura de Cedro desativou - na terça-feira (31/05) - o Centro Covid-19 no município. A medida foi tomada diante da baixa procura por atendimento no local, graças ao avanço da vacinação e também por conta da portaria nº 913 do Ministério da Saúde, que declarou o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), decorrente da infecção humana pelo coronavírus (2019).
Durante o mês de maio não foram registrados casos confirmados ou suspeitos de Covid-19 no município, por conta das medidas preventivas e do avanço da vacinação. Com o fechamento do Centro Covid, a população deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima caso tenha algum sintoma relacionado à doença; os testes poderão ser realizados nas próprias UBS.
A secretária de Saúde Norma Marques traz os detalhes. "Tivemos meses sem interação, sem nenhum caso e nenhum suspeito. Também tivemos o encerramento da situação de emergência em saúde pública, por isto, encerramos as atividades no Centro Covid. Foi um trabalho fundamental para que passássemos pelos momentos críticos da pandemia, garantindo o acesso da população a um serviço de qualidade. Agradeço a todos os profissionais que por lá passaram e à gestão, que ofereceu o suporte necessário para oferecer esse cuidado. Lembramos que o vírus e sua circulação não acabaram, então, na presença de qualquer sintoma, busquem uma Unidade de Saúde".