População poderá utilizar o novo canal para diversos fins. O objetivo é melhorar o atendimento à população que mais precisa
Foto: Norma MArques
Escutar, ouvir, entender e atuar para beneficiar a população de Cedro. Estas são ações necessárias e que ganharam um grande reforço com a implantação da Ouvidoria SUS Cedro, em conformidade com a resolução nº 91/2019 - CIB/CE. O anúncio oficial das atividades aconteceu na sexta-feira (20/05), após visita da equipe da ouvidoria SUS do Governo do Ceará.
A secretária de Saúde Norma Marques repassa os detalhes deste importante momento. "Na sexta recebemos a equipe da Ouvidoria SUS e ficamos muito felizes em conseguir implantar a nossa ouvidoria, um passo importantíssimo da gestão. O município foi contemplado com um computador e com o sistema da ouvidoria SUS, que dará mais qualidade, transparência e resolutividade, ouvindo e atendendo o cidadão. Agradeço ao prefeito Joãozinho de Titico pelo apoio na busca por oferecer qualidade para nossos usuários".
Como funciona?
Nas Ouvidorias do SUS, a manifestação do cidadão pode se apresentar pela busca de informações e orientações em saúde e também por meio de sugestões, elogios, solicitações, reclamações ou denúncias. Diante da necessidade apresentada pelo cidadão e das responsabilidades legais do gestor, as ouvidorias orientam, encaminham, acompanham as demandas e respondem ao cidadão sobre as providências adotadas.
A manifestação deve ser registrada sempre que o cidadão...
- Solicitar assistência, a exemplo de consultas, atendimentos, tratamentos, exames, medicamentos;
- Relatar uma insatisfação. Ex.: insatisfação com algum profissional de saúde, demora no atendimento, falta de material na unidade de saúde, falta de medicamento, etc.;
- Denunciar uma irregularidade. Ex.: Não cumprimento de carga horária pelo profissional de saúde, Cobrança por procedimentos cobertos pelo SUS, Negligência médica, etc.);
- Obter uma instrução, orientação, esclarecimento ou ensinamento relacionado à saúde. Ex.: Funcionamento do SUS, como conseguir medicamentos pelo SUS, Sistema de Regulação, etc.;
- Registrar elogios e/ou sugestões relacionados à saúde. Ex.: Elogiar o atendimento recebido / o profissional que o atendeu, sugerir a Inclusão de medicamento no SUS / contratação de profissionais, etc..
Canais de atendimento
Site: https://cedro.ce.gov.br/ouvidoria.php
Atendimento presencial - Tabeli
ão Raimundo dos Santos, SN - Fátima Hor
ário de atendimento: Segunda a Sexta (7h às 11h e 13h às 17h).