População deve ficar atenta à realização de exames, alimentação saudável e prática de atividades físicas
Foto: Divulgação
O cuidado com a saúde e o bem-estar de cada cidadão é preocupação da gestão municipal. Pensando nisso, a Prefeitura tem atuado constantemente na melhoria da saúde da população, disponibilizando atendimentos e medicamentos a todos. Nesta terça-feira (17/05), data em que se celebra o Dia Mundial da Hipertensão, a gestão reforça os cuidados com a alimentação e a prática de hábitos saudáveis como meio eficaz de evitar doenças.
O médico da Rede Municipal de Saúde de Cedro, Dr. Rubens Júnior, apresenta as informações. "A pressão alta tem levado desta vida muitos irmãos nossos e deixado sequelas. Entre as várias causas estão alimentação inadequada, rica em carboidratos, massas, comidas salgadas ou com muita fritura e óleos. Diabetes, histórico familiar e falta de atividade física também podem ser causas. A hipertensão tem que ser acompanhada pelo médico, com medicação e alimentação adequadas, além de atividades físicas. Para prevenir é necessário realizar exames de rotina".
Dr. Rubens Júnior também explica as complicações da obesidade. "Outra coisa importante é a questão da obesidade, isto é, o peso acima do ideal. Para saber se está obeso é só calcular o Índice de Massa Corporal, dividindo o peso pela altura ao quadrado; a conta deve chegar a 25; caso seja maior que 35 já se trata de obesidade mórbida, o que aumenta muito o risco de problema circulatório, infarto, AVC, diabetes e até morte".
A Prefeitura reforça que os moradores podem obter mais informações em sua Unidade Básica de Saúde (UBS), além de poderem fazer uma avaliação com o médico da área e verificar se é possível a realização de exames.
Sobre a data
O Dia Mundial da Hipertensão, 17 de maio, foi criado para alertar a população sobre a importância de se prevenir a doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o controle da pressão arterial reduz o risco de derrame (AVC) em 42%, e o de infarto do miocárdio, em 15%.