Histórias, desafios, lutas e conquistas estão nas mentes e corações dos profissionais da Enfermagem no município de Cedro
Foto: Marciel Bezerra
O cuidado com as pessoas é fundamental para a promoção da saúde, e são os enfermeiros os responsáveis por prestar assistência aos pacientes, garantindo todo o apoio e afetividade nos procedimentos e durante o tratamento de doenças e internação hospitalar, atuando desde o acompanhamento de sinais vitais até o auxílio a médicos em cirurgias complexas.
Por isso, a Prefeitura de Cedro presta a sua justa homenagem - neste 12 de maio -, celebrando com muita gratidão o Dia Internacional dos Enfermeiros e Enfermeiras. As comemorações abrem a Semana da Enfermagem, que acontece entre 12 e 20 de maio, terminando com as comemorações direcionadas aos técnicos e auxiliares de Enfermagem.
A secretária de Saúde de Cedro Norma Marques, que também é enfermeira por formação, agradece a todos os colegas cedrenses de profissão. "Esta é uma categoria de papel relevante para a sociedade, porque em quase todos os serviços de saúde nós temos profissionais da Enfermagem. Deixo meu abraço e o agradecimento a todos que contribuem com a saúde de Cedro, principalmente a saúde pública, abraçando cada enfermeiro por seu trabalho, algo de grande valia".
Com a palavra os homenageados
"Quero parabenizar todos os colegas de profissão e dizer que a Enfermagem é uma oportunidade ímpar de quem quer pautar a existência no cuidado e amor ao próximo. No meu caso, que trabalho com famílias, é gratificante fazer parte de todas elas e me sentir parte de suas vidas. Sabendo que a vida é uma escola, e que não fazemos nada sozinhos, agradeço aos meus colegas da equipe de saúde de Santo Antônio, a gestão de Joãozinho de Titico, gratidão a Deus que acredita em mim todos os dias e me fortalece para desempenhar essa missão".
- Enfermeira Vivência Márcia, Unidade Básica de Saúde (UBS- Santo Antônio)
"Quero parabenizar toda classe do profissional de Enfermagem pelo nosso dia. Hoje é dia do profissional que é considerado um pilar essencial e fundamental de qualquer estrutura de saúde. Escolhi essa profissão por gostar de cuidar do outro. A minha maior realização é sentir a satisfação do usuário com a minha prática, isso me faz ter a certeza que escolhi a profissão certa"
- Sarah Pinheiro, Unidade Básica de Saúde (UBS Ferroviário).
"Somos importantes pela organização dos serviços de saúde, liderança da equipe, envolvimento afetivo com a comunidade. Durante a pandemia, observamos a importância deste profissional. Sem desmerecer as outras profissões, a Enfermagem é responsável principalmente pelo cuidado. Consequentemente, as lutas travadas há mais de 30 anos vieram à tona, como a importância do piso salarial e a redução da carga horária. Hoje comemoramos também as lutas e conquistas que marcam a categoria. Deixo meu abraço a todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares".
- Talita Tavares, Unidade Básica de Saúde (UBS - Lagêdo)
"Ser enfermeiro é abdicar, muitas vezes, da própria vida para dar assistência de qualidade ao paciente. Um profissional muito importante que tem todo o contato direto e faz toda a interação. Vejo uma função com muita responsabilidade. Na época da Covid-19, vi de perto a importância dos enfermeiros. Nossa área é muito ampla e nunca paramos de estudar. O enfermeiro tem que ter conhecimento científico e ser valorizado".
- Kevin Brito, Hospital e Maternidade Zulmiram Sedrim
"Eu estou muito feliz por ter escolhido a Enfermagem, visto que é uma profissão que você está dedicado a cuidar e estar perto do paciente no momento que ele está mais fragilizado. É uma profissão de suma importância para a saúde. Vimos na pandemia a Enfermagem não desistir em nenhum minuto do paciente. A Enfermagem é amor, paixão, é cuidar do paciente. A classe está lisonjeada com a aprovação do PL que garante o nosso piso salarial".
- Guilherme Menezes, estagiário na UBS Ferroviário