NOTÍCIAS

11-MAI-2022

Prevenção e tratamento da fibromialgia é tema de encontro em Cedro

Conversa ocorreu na véspera do Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia

#Saúde POR ASCOM 11 DE MAIO DE 2022

Foto: Marcos Rodrigues

Imagine sentir dores ao acordar, dormir ou fazer qualquer atividade sem conseguir determinar a causa exata e, pior, sem cura disponível! Imaginaram? Pois é isto o que ocorre com portadores de fibromialgia, uma doença que acomete cada vez mais pessoas em todo o mundo. Pensando em apoiar quem sofre com esse mal, foi instituído o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia (12/05).

Para tratar deste importante tema, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde, fez uma reunião na quarta-feira (11/05) com pacientes acometidas de fibromialgia em Cedro para tratar de políticas públicas que possam prevenir e apoiar os pacientes (em sua maioria mulheres) que apresentam a doença no município.

A secretária de Saúde Norma Marques traz os detalhes. "A fibromialgia é uma doença relativamente nova. E ontem eu tive o prazer de receber algumas das mulheres cedrenses que sofrem com essa doença. Conversamos e traçamos estratégias para ajudar na qualidade de vida de cada uma delas. A gestão está de mãos dadas com essas pessoas, por meio da Secretaria de Saúde, para atuar da melhor maneira possível".

Aparecida Alves é portadora de Fibromialgia desde 2016, e criou um grupo com outras pacientes que sofrem da enfermidade. "São dores crônicas que não têm cura, mas tem tratamento, com acompanhamento psicológico, atividade física e medicamentos. Em Cedro, formamos um grupo de apoio no WhatsApp e, nesta data, buscamos a Secretária de Saúde para sensibilizá-la. A gestão já dá um apoio importante, reforçado com a disponibilização de profissionais de saúde e de medicamentos, de maneira organizada. Estamos muito felizes com este apoio do município, só tenho que agradecer".

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença crônica que provoca dores em todo o corpo por longos períodos. Há sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e outros tecidos moles. Outros sintomas são fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.

As causas são desconhecidas, porém, acredita-se que algumas situações sejam fatores de risco para a doença, como histórico familiar e outros transtornos, a exemplo de artrite reumatoide e lúpus. Estima-se que 2% a 3% da população brasileira convive com a doença.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Outubro Rosa é Finalizado em Cedro com Exames e Ações Educativas nas UBS’s

Cedro encerrou em grande estilo a campanha “Outubro Rosa”, voltada para a prevenção e combate ao câncer de mama.

#Agenda Há 1 dia(s)

Cedro brilha na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

Tem prêmio de peso vindo por aí pra Cedro! Aguardem!

#Agenda Há 1 dia(s)

Construção de Passagem Molhada no Distrito de Candeias avança em ritmo acelerado

Obra no riacho do Morcego está a todo vapor.

#Agenda Há 2 dia(s)

Encerramento da Festa das Crianças de Cedro será nesta quinta-feira (31), no CSU

Desde o início do mês, caravana com várias atividades de recreação percorre os distritos, levando alegria para a meninada

#Agenda Há 3 dia(s)

Estátua de São João Batista, com 15 metros de altura, será entregue no final de 2025

Monumento do Padroeiro de Cedro, sonho da comunidade católica local, será iniciado em janeiro vindouro e irá incrementar ao turismo religioso no município

#Agenda Há 3 dia(s)

Baixio do Gabriel e Maguary farão a final do II Campeonato de Futebol Master Cedrense - 2024

Partida, no próximo sábado, dia 2 de novembro, acontece na arena Barbosão, no distrito Santo Antônio, a partir 15 horas

#Agenda Há 3 dia(s)

RGs solicitados no Caminhão do Cidadão na Várzea da Conceição estarão disponíveis para entrega em 31/10

Documentos foram requeridos nos dias 26, 27 e 28 de agosto. O serviço é uma realização da Prefeitura de Cedro em parceria com o Governo do Ceará

#Agenda Há 3 dia(s)

70 estudantes de Cedro participaram da 2ª fase da Obmep 2024

Mais de 900 mil estudantes vão disputar as medalhas de ouro, prata e bronze da maior olimpíada do conhecimento do país. E o nosso município está competindo, firme

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito