Gestão está trabalhando rede de proteção junto às famílias das crianças e adolescentes com ações nas escolas cedrenses
Foto: Marcos Rodrigues
Conscientizar as famílias cedrenses sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Com esse objetivo, a prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, está promovendo diversas ações de conscientização. Neste ano, diferentemente de anos anteriores, o foco das ações está direcionado às famílias e ao seu papel fundamental de proteger, cuidar e orientar crianças e adolescentes.
A Assistente Social Sueywanni Ribeiro traz mais informações sobre a ação. "Realizamos nossa primeira atividade no distrito de Santo Antônio, na escola Antônio Laurênio, em uma reunião com os pais, ocasião em que abordado o que é abuso sexual, como observar sinais e sintomas em crianças e adolescentes, além da explicação sobre as funções e serviços do CRAS e do CREAS, Cadastro Único e do Conselho Tutelar. As ações irão continuar durante as próximas três semanas, atendendo as escolas dos demais distritos. Na última semana, estaremos no Senac, atendendo aos pais das escolas da sede."
A Prefeitura reforça a importância de toda a comunidade estar atenta e de realizar denúncias. Disk 100 ou procure o conselho tutelar.
O que é o Maio Laranja?
Uma campanha de Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes que repassa informações, abordando o que é abuso sexual, sintomas de sofrimento de algum tipo de violência e disponibilizando acesso à rede de proteção pública formada por diversos órgãos.
O mês foi escolhido para lembrar um crime bárbaro ocorrido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória-ES - o "Caso Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que teve seus direitos violados, raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.