03-MAI-2022

Crianças e adolescentes realizam blitz educativa no bairro de Fátima contra o mosquito Aedes aegypti

Moçada percorreu ruas do Centro e do Bairro de Fátima, onde foi registrado o maior número de casos de Chikungunya em Cedro

#SCFV POR MACIEL BEZERRA 03 DE MAIO DE 2022

Foto: Marciel Bezerra

Na manhã da terça-feira (03/05), os conviventes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em parceria com os estudantes da Escola Francisca de Jesus Cavalcanti, realizaram passeata pelas principais ruas do Centro, seguindo até o bairro de Fátima, visitando residências e orientando moradores sobre o aumento de casos confirmados da Chikungunya naquele local.

Ao final da mobilização, foram recolhidos diversos objetos, como copos descartáveis, litros, potes de sorvetes e garrafas de vidro e pet. Ainda nesta semana, outras ações estão agendadas pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social. Atualmente, o município apresenta 25 casos confirmados de Chikungunya e nenhum caso de Dengue e Zika.

O coordenador do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV), ___(nome do coordenador), reforça a importância do combate diário ao mosquito. "Essa é uma ação do Comitê de Combate à Dengue, juntamente com a Secretaria de Saúde, buscando a melhor forma de combater as arboviroses. O Saúde na Escola, que também faz parte dessa parceria, atua na conscientização da comunidade, para que juntos possamos dizer ‘xô mosquito', assim como as nossas crianças estavam dizendo".

A professora Eliana Moura destaca que a responsabilidade pelo combate ao Aedes aegypti é de toda população. "Esse trabalho de conscientização começa pela sua casa. Muitas vezes, o infectado não vai ser você, mas a sua água parada pode ocasionar a proliferação do mosquito. E todos irão sofrer a consequência".

A moradora Maria Luzia, do bairro de Fátima, fala dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito. "Eu tenho o maior cuidado na minha casa. Boto as garrafas de boca pra baixo, não deixo o lixo acumulado, todo dia boto pra fora na sacolinha. Não deixo o balde do lixo com água. Faça o mesmo para evitar essas doenças. Eu não tive Chikungunya, mas minha filha teve e é muito perigosa. Ainda hoje ela tem sequelas".

Prazo para vacinação contra a Febre Aftosa termina dia 30 de abril

A declaração da vacinação deve ser realizada até o dia 15 de maio

Produtores rurais que participaram da Feira da Agricultura Familiar recebem certificados

Ação de reconhecimento contou com a presença do prefeito Joãozinho de Titico