Proprietários dos rebanhos bovinos já devem se antecipar e adquirir a vacina
Foto: Arquivo/Divulgação
Para garantir a saúde e a qualidade dos rebanhos cearenses, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), deu início na segunda-feira (02/05) à Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa em todo o Ceará.
Nesta primeira etapa devem ser vacinados animais de todas as idades, mesmo aqueles que não foram vacinados na campanha anterior. Todos os criadores terão até o dia 31 de maio para adquirir a vacina nas revendas autorizadas, e até o dia 15 de junho para declarar a vacinação do seu rebanho junto à Adagri. O indicado é que a declaração seja feita o mais breve possível, evitando a entrega na última hora.
O gerente do escritório da Ematerce em Cedro José André traz mais detalhes. "Aproveitem e atualizem a vacinação de seus rebanhos, aqueles que não realizaram a imunização na campanha passada, porque faltou vacina, devem fazê-lo agora, declarando o motivo da falta na campanha anterior. A vacina é importante para a saúde do animal e para que você possa realizar qualquer movimentação do rebanho, sem ela o criador não consegue vender ou transferir os animais".
A Secretaria Municipal de Agricultura é parceira da ação junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).