NOTÍCIAS

26-ABR-2022

Escolas realizam atividades de combate às Arboviroses

Alunos, professores e representantes da gestão trocaram conhecimentos, criaram conteúdos e falaram sobre prevenção e combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya

#Dengue POR ASCOM 26 DE ABRIL DE 2022

Foto: Marciel Bezerra

Mobilizar, por meio da educação, as crianças e os adolescentes cedrenses para que estejam atentos ao combate do mosquito Aedes aegypti. Com este objetivo as escolas da rede municipal desenvolveram diversas atividades entre os dias 26 e 28 de abril, com a realização de palestras, exposições, rodas de conversas e apresentações culturais.

A secretária de Educação Regina Cavalcante falou sobre a relevância da prevenção. "Ouvimos os depoimentos de duas pessoas que passaram pela doença, foi impactante. É muito importante que todos estejam atentos e passem para seus pais a importância da prevenção. Onde houver água parada, seja nos vasinhos de plantas e em pneus, derrame essa água para evitar que a doença se propague no nosso município".

O coordenador do Programa Saúde na Escola Francedilson Lima, recentemente acometido pela chikungunya, contou sua experiência. "Eu não conseguia mexer a perna, nem pisar o pé no chão. Tomem cuidado na casa de vocês, falem com seus pais para serem soldados na luta contra o mosquito. Olhem brinquedos no quintal, pneus, garrafas, tampinhas, lixo, qualquer coisa que acumule água e deixe sequinho. E jogue fora o lixo no dia da coleta".

O Agente de Combate às Endemias Késio Paulo reforça a importância de não deixar água acumulada. "Encontramos muitos focos nos tambores e potes descobertos. Mas agora temos tratamento de água com adutora e uma regularidade maior no fornecimento. Não precisa de tantas vasilhas guardando água; se precisar, mantenha todas elas cobertas evitar a transmissão. Conto com vocês para serem os guardas da Sucam sem bolsa".

Durante a sua exposição, Késsio também mostrou a diferença entre o Aedes e a Culex (muriçoca). "O Aedes é todo pretinho e nas perninhas tem uns risquinhos brancos. Ele normalmente ataca de manhã cedo. Enquanto a muriçoca voa para todos os lados, o mosquito da dengue voa quase 'pulando', e gosta de ferroar principalmente os pés".

Na primeira semana de maio, novas ações acontecerão nos equipamentos da Secretaria do Trabalho e Assistência Social e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-CEDRO).

Ações nas escolas

Na escola Estefânia da Silva, o Aedes aegypti foi tema de uma dramatização com dois estudantes sobre o combate ao mosquito. Já os estudantes das escolas Obi Viana Diniz e Arakém Sedrim de Aguiar criaram poesias.

A dengue é terrível e faz um mal danado

Não deixe água parada, você deve ter cuidado.

Dengue, Zika e Chikungunya, é preciso combater

Eles causam um mal terrível, não podemos esquecer.

Criança, jovem e adulto todos devemos lutar

Para que as arboviroses possamos eliminar.

(Isadora Lemos Melo, terceiro ano da escola de Aguiar)

Amigos e companheiros e toda a população.

Vou falar de um assunto que merece atenção.

O Aedes aegypti a sua prevenção:

Evitar água parada, limpar o seu quintal

Eliminar o mosquito, o transmissor principal

Descartar bem o seu lixo, uma ação essencial,

Promover o bem-estar sempre em ação.

(Calebe, Escola Obi Viana Diniz)

Com a palavra, as educadoras

Eliane Morais é professora na Escola Francisca de Jesus Cavalcanti e ressalta a importância de multiplicar o conhecimento em casa. "A gente tem que falar para o pai e para a mãe não deixarem aquele pneu ou aquela caixa d'água descoberta". Já a professora Vanja Batista, da Escola Obi Viana Diniz, conta sobre as atividades de sala de aula. "Na sala levamos conhecimento ao aluno e também recebemos dele lições preciosas, por trazerem de casa muitas informações úteis. A limpeza da casa e do quintal, a visita do agente de endemias, tudo isso é de fundamental importância. Trabalhamos isso no dia a dia".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Outubro Rosa é Finalizado em Cedro com Exames e Ações Educativas nas UBS’s

Cedro encerrou em grande estilo a campanha “Outubro Rosa”, voltada para a prevenção e combate ao câncer de mama.

#Agenda Há 1 dia(s)

Cedro brilha na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

Tem prêmio de peso vindo por aí pra Cedro! Aguardem!

#Agenda Há 1 dia(s)

Construção de Passagem Molhada no Distrito de Candeias avança em ritmo acelerado

Obra no riacho do Morcego está a todo vapor.

#Agenda Há 2 dia(s)

Encerramento da Festa das Crianças de Cedro será nesta quinta-feira (31), no CSU

Desde o início do mês, caravana com várias atividades de recreação percorre os distritos, levando alegria para a meninada

#Agenda Há 3 dia(s)

Estátua de São João Batista, com 15 metros de altura, será entregue no final de 2025

Monumento do Padroeiro de Cedro, sonho da comunidade católica local, será iniciado em janeiro vindouro e irá incrementar ao turismo religioso no município

#Agenda Há 3 dia(s)

Baixio do Gabriel e Maguary farão a final do II Campeonato de Futebol Master Cedrense - 2024

Partida, no próximo sábado, dia 2 de novembro, acontece na arena Barbosão, no distrito Santo Antônio, a partir 15 horas

#Agenda Há 3 dia(s)

RGs solicitados no Caminhão do Cidadão na Várzea da Conceição estarão disponíveis para entrega em 31/10

Documentos foram requeridos nos dias 26, 27 e 28 de agosto. O serviço é uma realização da Prefeitura de Cedro em parceria com o Governo do Ceará

#Agenda Há 3 dia(s)

70 estudantes de Cedro participaram da 2ª fase da Obmep 2024

Mais de 900 mil estudantes vão disputar as medalhas de ouro, prata e bronze da maior olimpíada do conhecimento do país. E o nosso município está competindo, firme

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito