Ao todo, 422 municípios brasileiros receberão os pesquisadores do Ministério da Saúde. O estudo será realizado com a população do bairro do Prado
Foto: Divulgação
A ciência ajuda a salvar vidas e a encontrar soluções para questões de saúde pública. Com este objetivo, o Ministério da Saúde promove a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil), que consiste de um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira com realização pactuada para 2020, mas que teve a execução estendida para 2021 e 2022 em decorrência da emergência sanitária do coronavírus.
Cedro foi um dos 422 municípios escolhidos para participar da pesquisa, a ser realizada no Bairro do Prado. No Ceará, apenas 17 municípios e a capital - Fortaleza - estarão na pesquisa. A ação consiste em dois momentos: a visita dos pesquisadores para preenchimento de um questionário e a visita de um dentista que fará uma consulta odontológica nas residências.
O coordenador da Saúde Bucal em Cedro, Felipe Lemos, traz mais detalhes. "Esta importante pesquisa, de abrangência nacional, acontece de dez em dez anos. Contamos com a colaboração do pessoal do Prado, respondendo os questionários, recebendo os pesquisadores que estarão identificados com colete e crachá". Felipe esclarece que, após a pe3squisa, será a vez do dentista, que passará de casa em casa, realizando uma avaliação. "Uma ação simples, mas que contribui muito para a melhoria da saúde da nossa gente. Conto com a ajuda de todos".