Sacola Viajante e Simulado SPAECE estão entre os projetos desenvolvidos para os alunos do 2º ano junto com o Concurso de Caligrafia
Foto: Instagram da Escola Tereza Dutra
Alunos do 2º ano da Escola Tereza Dutra, localizada no distrito de Assunção, estão sendo beneficiados com três projetos voltados para a melhoria da escrita e da leitura. As ações buscam aprimorar o aprendizado dos estudantes envolvendo a família e a escola.
Joína Lemos, que é diretora da escola, fala sobre a importância das ações desenvolvidas. "Nós estamos com vários projetos, principalmente com as salas avaliadas nas turmas do 2º, 5º e 9º. Destaco os três projetos da professora Luíza Simone, para os alunos do 2º ano: Concurso de Caligrafia, Sacola Viajante e Destaques do Simulado que telêm melhorado o aprendizado da leitura e da escrita. A secretaria de Educação também tem projetos pra gente continuar trabalhando. Em breve, teremos novidades."
A diretora agradece a gestão municipal e aos pais pelo apoio e reforça a importância da presença dos alunos. "Obrigado à secretária Regina Cavalcante e ao prefeito Joãozinho de Titico que estão sempre apoiando a educação. Gratidão aos pais que nos ajudam na questão da aprendizagem. Ressalto que a volta às aulas presenciais é essencial para o aprendizado dos alunos; aos pais que ainda têm resistência, saibam que a gente está com todo o cuidado com as crianças".
Os projetos
A professora Simone Caldas coordena os três projetos dos alunos do 2º ano e traz detalhes sobre cada um, destacando os principais pontos:
Sacola Viajante: "Esse projeto estimula o hábito da leitura tanto dentro como fora da sala de aula, disponibilizando o acesso a diversos tipos de leitura. Na sexta-feira, o aluno leva um livro e a ficha de leitura para a leitura junto com os pais e, na segunda-feira, ao retornar à escola, a criança socializa com os colegas a história lida".
Concurso A Melhor Caligrafia: "Eles chegam ao 2º ano com rejeição a letra da caligrafia, porque têm mais acesso e habilidade com letra caixa alta e com a letra de imprensa. No final do mês, entregamos um texto para todos os alunos e eles têm que transcrever o texto, usando sua caligrafia e os professores escolhem as três melhores caligrafias que recebem prêmios.
Destaques do Simulado: "É um projeto que busca vivenciar a mesma dinâmica do SPAECE. Esse simulado é realizado no final do mês, elaboramos uma prova com 24 questões, usando os descritores, tempo do SPAECE e os alunos que se destacam são premiados, mas o objetivo principal é avaliar e sanar as dificuldades de aprendizagem destes meninos.
Com a palavra, os alunos premiados
"Sou do 2º ano, fiquei em segundo lugar, fiquei muito feliz, amei participar" - Lívia Oliveira.
"Gostei muito de participar do simulado, me senti muito bem, fui o vencedor, acertei 23 questões de 24. Quero agradecer a minha professora Simone, a diretora Joína e a todos da escola Tereza Dutra" - José Nicolas.