Cedrenses contam com apoio da gestão na promoção de práticas alimentares saudáveis. Em comemoração à data será realizada, entre 4 e 8 de abril, a Semana da Saúde na Escola
Foto: Marciel Bezerra
Na quinta-feira (31/03) foi comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Para marcar a data, a gestão municipal ressaltou os cuidados que os cedrenses devem ter com a alimentação, garantia de mais qualidade de vida. Para tanto, disponibilizou uma equipe de nutricionistas e educadores físicos para atendimento dos alunos das escolas da rede pública municipal, por meio do programa Crescer Saudável.
A nutricionista Carol Torquarto, integrante da equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde, fala sobre a importância da boa alimentação. "Quando ingerimos mais alimentos saudáveis, o nosso corpo recebe mais nutrientes, vitaminas e minerais, que são necessários à adequada manutenção do seu funcionamento, prevenindo doenças como obesidade, anemia, diabete, hipertensão. Alimentação de qualidade é um dos pilares para que nossas crianças cresçam e se desenvolvam de forma saudável".
Carol conta detalhes do Crescer Saudável. "Por meio do Programa Saúde na Escola, implementamos o Projeto Crescer Saudável, que avalia o estado nutricional por meio do peso e da altura de crianças de 2 a 10 anos de idade nas escolas. O monitoramento do peso é uma das ações mais eficazes para a prevenção e controle da obesidade infantil". A nutricionista esclarece que o Programa oferta atividades coletivas destinadas à promoção, alimentação adequada e saudável para as crianças matriculadas na faixa etária citada. "São ações que mudam o comportamento alimentar das crianças e ajudam na prevenção e controle da obesidade infantil."
O Educador Físico e Coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE), Francedilson Lima, traz mais detalhes sobre a ação. "Nosso objetivo é trabalhar a conscientização alimentar das crianças, diagnosticando a situação delas, por meio da avaliação de um profissional da educação, de um educador físico e das nutricionistas. É uma parceria para identificar se a criança está desnutrida ou com sobrepeso. A partir dos dados coletados, agimos diretamente e de forma individual com aqueles que precisam de acompanhamento mais específico na alimentação".
Semana da Saúde na Escola
Entre as diversas atividades, o PSE realizará de 4 a 8 de abril a Semana da Saúde na Escola, com o tema: "Prevenção da Covid-19 nas Escolas da Rede Municipal de Ensino". Francedilson Lima dá mais explicações. "Em parceria com as áreas da educação e da saúde, professores, diretores e alunos vão trabalhar sobre a prevenção da Covid-19 no ambiente escolar. A programação contará com palestras, discussões, rodas de conversas e outras atividades". O Coordenador do Programa explica que o PSE já vem atuando desde o começo das aulas, acompanhando a vacinação das crianças nas zonas rural e urbana, não só contra a Covid, mas na atualização da carteira de vacinação.
Outras ações
Além da Semana da Saúde na Escola, o PSE desenvolve várias ações durante o ano, abordando temas como arboviroses, prevenção ao mosquito da dengue, saúde mental, sexualidade, prevenção das DSTs, envolvendo jovens de todas as faixas etárias. O Coordenador Francedilson Lima agradece destaca o apoio da gestão. "Agradeço à secretária de Saúde Norma Marques e também ao nosso prefeito Joãozinho de Titico que sempre estão dispostos a ouvir nossos projetos e ajudar a fortalecer esse vínculo entre município, educação e saúde".