Município conta com 13 UBS entre as sedes urbana e rural e já informatizou 85% dos equipamentos
Foto: Marcos Rodrigues
Sempre buscando oferecer melhor atendimento e agilidade para a população cedrense, a Prefeitura está informatizando as Unidades Básicas de Saúde da zona rural. Na semana passada, foram capacitados os profissionais de saúde da UBS de Santo Antônio com vistas à utilização do sistema e-SUS, que contém o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O prefeito Joãozinho de Titico destaca a importância da informatização. "Ela vai ajudar na descentralização da marcação de consultas e exames, agilizando atendimentos. É uma ação que vem acompanhada de outras medidas que qualificam os serviços prestados à população."
A secretária de Saúde Norma Marques conta que as respostas e atendimentos serão mais rápidos, que quase 90% das unidades informatizadas. "É muito bom para todos. A gestão do prefeito Joãozinho conseguiu adquirir os computadores necessários para ampliar a rede e levar mais qualidade aos atendimentos para profissionais e usuários". Norma explica que, com o prontuário eletrônico, tem-se todas as informações em tempo real, podendo ser acessadas em qualquer outro lugar. "Vamos receber, nas farmácias da atenção primária, computadores enviados pelo Governo do Estado, promovendo mais qualidade nos atendimentos".
O coordenador da Central de Processamento de Dados da secretaria de Saúde, Denner Lima, conta detalhes sobre a instalação dos sistemas, que já está 100% implantado na sede. "Todas as unidades já têm o prontuário eletrônico, desde a recepção até o consultório médico, incluindo Odontologia, Enfermagem, Salas de Vacinas". Ele esclarece que, na zona rural, a expectativa é de se chegar a 100% de cobertura. "Todas as unidades já estão instaladas, faltando a operacionalização do Recanto, da Caiana e da Assunção".
Denner celebra o avanço conquistado desde o início da implantação. "Nós conseguimos acompanhar todos os problemas e as condições de saúde de toda a população através do prontuário eletrônico, um trabalho iniciado no final de 2020 e começo de 2021, totalmente concluído e operando na sede do município. O coordenador informa ainda que, em breve, será concluída a zona rural. "Somos um dos municípios cearenses mais informatizados na área da saúde e o 2ª lugar na regional de Icó".
Com a palavra, os profissionais da saúde e usuários
A enfermeira Vicência Márcia, da UBS-Santo Antônio, falou sobre a capacitação. "A equipe recebeu aulas do Coordenador da Central, de forma prática, com acompanhamento de cada funcionário em seu setor de trabalho, tirando todas as dúvidas práticas. Com o sistema, conseguimos ter uma visão geral das ações de atendimento, agilizando a resolução dos problemas. Estamos muito animados".
A moradora Rosivânia Barbosa estava no posto de saúde do distrito de Santo Antônio quando soube da iniciativa da gestão municipal em informatizar os atendimentos. "Eu estou muito feliz por essa novidade em nosso distrito, vai ajudar demais nas informações com as consultas, medicamentos etc.. Parabéns a todos os profissionais de saúde que ali trabalham. Parabéns ao nosso prefeito, Joãozinho de Titico, sem ele nada aconteceria. Obrigado por essa iniciativa que nos vai ajudar muito".
Em 2020 o Ministério da Saúde anunciou que os municípios brasileiros deveriam adotar o prontuário eletrônico em todos os serviços de Atenção Básica, seja o Sistema e-SUS AB com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) ou um software próprio que atenda aos mesmos requisitos.