24-MAR-2022

Programa ‘Calçada Livre' desobstrui calçadas no centro comercial da cidade

Ação educativa percorreu pontos comerciais para conscientizar sobre a importância da liberação das calçadas e passeios para os pedestres

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 24 DE MARÇO DE 2022

Foto: Marcos Rodrigues

A organização do trânsito e da circulação dos veículos e pedestres é um grande desafio para qualquer cidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Demutran, Guarda Municipal e Secretaria de Finanças, iniciou o Programa 'Calçada Livre'. O prefeito Joãozinho de Titico explica o objetivo do programa. Esta é uma ação educativa nos setores comerciais de Cedro, visando à melhoria da acessibilidade urbana, retirando itens que dificultam ou obstruem a circulação de pedestres, em cumprimento ao Decreto nº 041/2013 e à sentença judicial.

O diretor do Demutran, João Batista Moura, traz os detalhes. Esta é uma importante ação educativa para melhorar a acessibilidade urbana. Com o Calçada Livre estamos orientando comerciantes que colocam mercadorias, propagandas e expositores ou permitem o estacionamento de motos nas calçadas para que retirem estes obstáculos que podem causar grande perigo, principalmente para os idosos.

João Batista conta como foi a reação dos comerciantes e informa os próximos passos do programa. Tivemos uma boa receptividade nas casas comerciais. Muitos comerciantes se prontificaram a retirar estes obstáculos, sem muita resistência. A população também aprovou a ação da administração municipal e esperamos que na próxima semana parte desses obstáculos já estejam retirados. O comerciante que insistir, será reorientado e, se persistir na prática, a prefeitura poderá realizar sanções, com multas aos reincidentes.

Calçadas e Passeios

Calçada: parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins.

Passeio: parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.

Mais de 700 alunos participam da aplicação da prova da OBA

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica conta com avaliações realizadas em todo o Brasil

Cedro recebe Semana do MEI entre os dias 20 e 24 de maio

Evento presencial e noturno está com inscrições gratuitas e as vagas são limitadas