Foto: Marcos Rodrigues
A organização do trânsito e da circulação dos veículos e pedestres é um grande desafio para qualquer cidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Demutran, Guarda Municipal e Secretaria de Finanças, iniciou o Programa 'Calçada Livre'. O prefeito Joãozinho de Titico explica o objetivo do programa. “Esta é uma ação educativa nos setores comerciais de Cedro, visando à melhoria da acessibilidade urbana, retirando itens que dificultam ou obstruem a circulação de pedestres, em cumprimento ao Decreto nº 041/2013 e à sentença judicial.” O diretor do Demutran, João Batista Moura, traz os detalhes. “Esta é uma importante ação educativa para melhorar a acessibilidade urbana. Com o Calçada Livre estamos orientando comerciantes que colocam mercadorias, propagandas e expositores ou permitem o estacionamento de motos nas calçadas para que retirem estes obstáculos que podem causar grande perigo, principalmente para os idosos”. João Batista conta como foi a reação dos comerciantes e informa os próximos passos do programa. “Tivemos uma boa receptividade nas casas comerciais. Muitos comerciantes se prontificaram a retirar estes obstáculos, sem muita resistência. A população também aprovou a ação da administração municipal e esperamos que na próxima semana parte desses obstáculos já estejam retirados. O comerciante que insistir, será reorientado e, se persistir na prática, a prefeitura poderá realizar sanções, com multas aos reincidentes”. Calçadas e Passeios Calçada: “parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins”. Passeio: “parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas”.
A organização do trânsito e da circulação dos veículos e pedestres é um grande desafio para qualquer cidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Demutran, Guarda Municipal e Secretaria de Finanças, iniciou o Programa 'Calçada Livre'. O prefeito Joãozinho de Titico explica o objetivo do programa. “
Esta é uma ação educativa nos setores comerciais de Cedro, visando à melhoria da acessibilidade urbana, retirando itens que dificultam ou obstruem a circulação de pedestres, em cumprimento ao Decreto nº 041/2013 e à sentença judicial.”
O diretor do Demutran, João Batista Moura, traz os detalhes. “Esta é uma importante ação educativa para melhorar a acessibilidade urbana. Com o Calçada Livre estamos orientando comerciantes que colocam mercadorias, propagandas e expositores ou permitem o estacionamento de motos nas calçadas para que retirem estes obstáculos que podem causar grande perigo, principalmente para os idosos”.
João Batista conta como foi a reação dos comerciantes e informa os próximos passos do programa. “Tivemos uma boa receptividade nas casas comerciais. Muitos comerciantes se prontificaram a retirar estes obstáculos, sem muita resistência. A população também aprovou a ação da administração municipal e esperamos que na próxima semana parte desses obstáculos já estejam retirados. O comerciante que insistir, será reorientado e, se persistir na prática, a prefeitura poderá realizar sanções, com multas aos reincidentes”.
Calçadas e Passeios
Calçada: “parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins”.
Passeio: “parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas”.