Farmacêutica do município traz explicações sobre o que aconteceu e oferece informações para a população
Foto: Divulgação
"Cedrenses não devem parar de tomar o medicamento distribuído em Cedro"
Na semana passada, o laboratório Medley começou a recolher alguns lotes do medicamento Losartana que apresentaram impurezas mutagênicas', e podem aumentar o risco de câncer em longo prazo. A medicação é utilizada, principalmente, no controle da pressão arterial (pressão alta).
Em Cedro, a prefeitura não utiliza medicamento da fabricante Medley na rede municipal; os cedrenses que recebem a medicação podem ficar tranquilos, conforme explica o prefeito Joãozinho de Titico. "Assim que houve o anúncio já acionamos a estrutura da saúde para verificarmos se havia algum medicamento deste fabricante em Cedro, e identificamos que não temos na rede pública nenhum".
A farmacêutica Alyssa Ariane traz mais explicações sobre o assunto. "Foi amplamente divulgado o recolhimento de alguns lotes da Losartana. Esse recolhimento está sendo realizado de forma preventiva em todo o Brasil pelo laboratório Medley. Mas os cedrenses que recebem Losartana nos Postos de Saúde podem ficar sossegados, pois a prefeitura utiliza a Losartana do laboratório Geolab, que não apresentou nenhum problema". Alyssa assegura que o indicado a todos é que continuem tomando a medicação, a ausência dela pode trazer vários riscos à saúde, como AVC, e agravar o quadro da pressão. Finaliza: "Se tiverem alguma dúvida procurem as Unidades Básicas de Saúde para conversar com os nossos profissionais".