Durante dois dias foram repassadas informações importantes para as cedrenses, nas questões da saúde e dos direitos
Foto: Marcos Rodrigues
Comemorar o Dia Internacional da Mulher com homenagens e conhecimento. Assim, a prefeitura de Cedro promoveu o I Fórum Municipal Mulher Superação, no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac), dias 8 e 9 de março, com a participação de usuários do CRAS, CREAS, SCFV e equipamentos socioassistenciais, por meio de oficinas, palestras e depoimentos sobre saúde e direitos das mulheres
O prefeito Joãozinho de Titico participou da abertura. "Sabendo das dificuldades que as mulheres encontram diariamente, levamos o nosso apoio e carinho. Em Cedro, a mulher tem avançado bastante, nos espaços públicos, na mesa diretora da Câmara, na administração municipal. É ela ocupando várias pastas estratégicas. Nosso objetivo é continuar avançando nas ações e que não seja apenas neste dia, mas que sempre as respeitemos."
A Secretária do Trabalho e Assistência Social Luciana Vieira deixou seu recado no Fórum. "Que a mulher nunca perca a sua autoestima, e tenha fé, nunca desista de lutar. O lugar dela é onde ela quiser, é um direito dela e ninguém pode impedir isso. Que a mulher vítima de violência física ou psicológica se encoraje, lute, e seu amor próprio seja superior ao que carregue pelos outros".
Luciana reforçou a importância do apoio da gestão na luta em favor delas e das capacitações que promove. "Temos um prefeito que nos apoia muito. Desde a gestão de Dr. Nilson, fomentamos o empreendedorismo no público feminino, trazendo o empoderamento da mulher com capacitações via Senac, Sebrae. O trabalho continua com Joãozinho e Ana Nilma, e também com a primeira-dama Cláudia Dionísio, que tem um papel importante no município".
A Dra. Luísa Angélica, psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, falou sobre a importância do evento. "O Fórum foi bem pontual. O número de mulheres que sofrem violência é muito alto e elas precisam ouvir palavras de conforto, conhecer quem é o companheiro que está machucando e ter a coragem de denunciar. Foi muito bom e proveitoso. Parabenizo a administração."
A usuária do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Telma de Oliveira esteve acompanhada de uma sobrinha e fez um apelo às mulheres cedrenses que sofrem com maridos: "Denunciem, não baixem a cabeça, façam como eu, não levem desaforo pra casa. Achei muito bom esse Fórum".