23ª FEAGRI contou com boa participação de público e dos pequenos empreendedores cedrenses; novas ações estão previstas pelo poder público municipal
Foto: Marcos Rodrigues
Na sexta-feira (04/03), a Prefeitura de Cedro realizou a 23ª edição da Feira do Empreendedorismo e da Agricultura Familiar (FEAGRI), que reuniu diversos expositores nas áreas de gastronomia, artesanato, agricultura familiar e serviços em geral. O palco do evento foi a Praça da Matriz em Cedro; o evento contou também com música ao vivo e muita animação.
O prefeito Joãozinho de Titico falou da alegria do retorno da FEAGRI e do seu futuro. "Tivemos uma pausa em virtude da pandemia, mas voltamos de forma gradativa, ainda com a capacidade reduzida, seguindo as normas sanitárias, mas já disponibilizamos este ponto de encontro para a comunidade cedrense. Esse é um projeto iniciado na gestão do Dr. Nilson que demos continuidade, porque a comunidade abraçou a ideia de adquirir estes itens que é o que a gente tem de melhor no município. Em breve, estaremos realizando as FEAGRI's nos bairros e, se Deus quiser, voltaremos com as feiras nos distritos."
O Secretário de Agricultura, Manoel Bezerra falou da importância da Feira para o homem do campo. "É um momento em que as famílias cedrenses se encontram com produtores e criadores. É a feira do pequeno empreendedor e da agricultura familiar, inclusive dos distritos. A retomada desta ação é importante para o homem do campo, que foi capacitado pela gestão municipal e que traz seus produtos para comercializar, sem a figura do intermediário, diretamente com o cliente, e isso melhora a renda da nossa gente".
Gleiciano Morais, secretário-adjunto da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, agradeceu a todos os envolvidos. "Sabemos da importância desse movimento, ficamos felizes com o retorno da FEAGRI, que é uma vitrine para produtores e artesãos fortalecerem seus negócios e movimentar a nossa economia, com todo apoio das secretarias, do prefeito e da vice-prefeita. Gratidão a todos os envolvidos, principalmente aos meus colegas da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, que se empenham para que estes momentos aconteçam".
Lei Aldir Blanc e Feagri
O artesão Lukas Santos participa desde a primeira edição e fala da alegria da FEAGRI e do apoio da Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura. "Fui um dos contemplados e fiquei muito feliz com essa ajuda que veio pra nós durante a pandemia. A Feira é muito importante para todos nós que fazemos a cultura de Cedro, para o desenvolvimento da nossa cidade. É uma grande oportunidade participar desta feira, sempre com novidades, motivando a gente a continuar trabalhando".
A música ao vivo ficou por conta do grupo João Braúna. O sanfoneiro do grupo, Braúna, relatou a alegria de participar da feira e ser um dos beneficiados da Lei Aldir Blanc. "A Lei chegou aqui no Cedro para nos ajudar. Após quase três anos parados, sem tocar, conseguimos superar a adversidade graças a ação do poder público de Cedro. A volta da FEAGRI é melhor ainda, porque teremos sempre um lugar para tocar, é muito bom. Agradeço a todas as pessoas que fizeram este esforço pela cultura de Cedro."