Ações seguem até quinta-feira (24/2) com programação diversificada voltada aos jovens cedrenses
Foto: Marciel Bezerra
A cerimônia de abertura da Semana Nacional de Prevenção a Gravidez na Adolescência aconteceu na sexta-feira (18/02), na Escola Gabriel Diniz. Até o dia 24 de fevereiro serão realizadas diversas atividades com os jovens. O prefeito Joãozinho ressalta a importância do diálogo e da informação. "Estamos atuando nesta semana para ampliar a interlocução com os adolescentes, tirando dúvidas e acompanhando nossos jovens, buscando promover a atenção integral na prevenção e no cuidado da gravidez na adolescência".
Francedilson Lima, coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE - Saúde), contou sobre organização e parcerias nesta ação. "Iniciamos uma série de atividades que serão realizadas durante a Semana: rodas de conversas, palestras, além da disponibilização de testes rápidos de HIV, Sífilis e outros para os alunos das redes municipal, estadual e federal de educação. A parceria envolve Saúde, Educação e Ação Social, na abordagem dos temas focados nos adolescentes, de interesse de toda a população".
A supervisora de Atenção Especializada, Izlia Alencar, foi uma das palestrantes na solenidade de abertura. "Falamos sobre sexualidade e gravidez na adolescência, tivemos uma caixinha com perguntas interessantes, questionando sobre os riscos da gravidez na adolescência, aborto, métodos contraceptivos e, principalmente, sobre a informação". Izlia discorreu sobre a importância da conversa, do debate e que os jovens têm que deixar o medo de conversar. "A informação sempre será o melhor método contraceptivo."
A supervisora agradeceu a gestão municipal pelo apoio e cuidados com os jovens cedrenses. "Meus agradecimentos ao prefeito Joãozinho, à vice-prefeita Ana Nilma e à secretária Norma Marques por essa bela iniciativa, de suma importância para nossa cidade". E deixou recado precioso: "Nossos jovens precisam de informação e de orientação. Estamos à disposição das crianças e adolescentes, da população em geral".
Alyssa Areane, supervisora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde também palestrou para os jovens. "Essa abertura é muito importante. Como farmacêutica do município, apresentei métodos contraceptivos disponíveis na rede, promovendo um diálogo que veio positivar o futuro destes jovens. Agradeço ao PSE pelo convite, ao diretor da escola e toda equipe que nos acolheu e aos alunos, que foram muito receptivos".
Fui, vi e gostei
"Eu gostei muito porque falou sobre gravidez e prevenção, sobre os adolescentes e a necessidade de prevenção da gravidez. Temos que nos cuidar muito".
Maria Eduarda, 9º ano da Escola Gabriel Diniz
"Eu adorei a palestra, achei muito interessante, porque, querendo ou não, a gravidez é uma coisa muito séria. No período da adolescência você precisa estudar, cuidar mais do seu futuro e prevenir esse tipo de coisa".
Maria Clara, 9º ano da Escola Gabriel Diniz