Ação do SCFV junto aos jovens cedrenses nos equipamentos públicos visa ao seu desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial
Foto: Marcos Rodrigues
Com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes de Cedro, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) disponibiliza atividades físicas nas praças e quadras poliesportivas do município. "A estrutura é bastante adequada para dar o apoio e o suporte às ações de que necessita o SCFV, especialmente em relação aos idosos e aos jovens, segmentos carentes de mais atenção", discorre o prefeito Joãozinho.
O profissional de educação física e instrutor do SCFV, João Ronilson, conta sobre as atividades comandadas por ele. "Desenvolvo brincadeiras, jogos cooperativos, competitivos e funcionais, além doutras atividades para o desenvolvimento da coordenação motora e crescimento da criança e do adolescente, contribuindo para uma boa saúde e qualidade de vida. Tudo isso por meio da atividade física regular".
A capoeira também está na rotina das crianças e adolescentes do SCFV, como explica o instrutor Kennedy Anderson. "O trabalho que desenvolvemos com a permite trabalhar música, ritmo, expressão corporal, harmonia, manifestações artísticas e corporais em geral, um leque de possibilidades de interação com o corpo humano". Kennedy ensina que, além de ser um instrumento de inclusão social, a capoeira beneficia a melhoria das condições psicomotoras, alongamento de todos os membros, fortalecendo a musculatura. "Tudo isso melhora a flexibilidade, a postura e a circulação sanguínea".
Como participar do SCFV
As inscrições e atualizações de cadastro são realizadas na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), na Rua Padre Sá, nº 321 (Antiga ilha digital)
- Centro da cidade.