Programa é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), cujo objetivo é elevar o acesso das pessoas aos serviços públicos de saúde.
Foto: Divulgação
Uma conquista: em relação ao 3º quadrimestre de 2020, o índice mais que duplicou.
A Prefeitura de Cedro divulgou o índice de 99,5% alcançado nos indicadores de desempenho no Programa Previne Brasil, atual modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde do Governo Federal. Os números são baseados no Indicador Sintético Final - ISF. O prefeito Joãozinho comemorou o aumento do índice. "Segundo o Ministério da Saúde, o ISF de Cedro no terceiro quadrimestre de 2020 foi de 40,9%. Em 2021, os indicadores do último quadrimestre subiram para 99,5%. A conquista é o reconhecimento das melhorias alcançadas por nossa gestão no setor."
A secretária de Saúde Norma Marques detalhes as intervenções da gestão municipal para o alcance de números tão positivos. "Avançamos a passos largos na porta de entrada dos tratamentos, acompanhamentos, pré-natais com mais qualidade, vacinação das crianças, tudo com relação à atenção primária. Ampliamos significativamente os testes rápidos de sífilis e HIV, que só estão disponíveis no SUS. Também incrementamos a cobertura bucal das nossas gestantes, além do acompanhamento dos hipertensos e diabéticos, nos exames, com uma cobertura de quase 100%."
Norma Marques esclareceu que as ações para a melhoria da saúde em Cedro se consolidam graças ao esforço de todos os envolvidos nessa área. "O momento é de agradecer aos profissionais que estão na ponta, em cada Unidade de Saúde; ao corpo técnico da Secretaria de Saúde, que oferece esse suporte magnífico; e à gestão municipal, enfim. Nada conseguimos se não for com o trabalho de muitas mãos. Aqui em Cedro, temos um prefeito que tem o olhar sensível para a saúde."