A ação realizada pelo AJA entregará mudas em praças e vias, melhorando a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente
Foto: Marciel Bezerra
Cuidar do meio ambiente é um trabalho que pode (e deve) ser realizado desde cedo. Prova disso, é o Programa Jovem Ambiental (AJA), ação inédita realizada pela Prefeitura de Cedro em parceria com o Governo do Estado para tornar a cidade mais sustentável, promover inclusão social e ambiental de jovens cedrenses, desenvolver competências e habilidades nos participantes, além de criar oportunidades de geração de renda e reforçar o protagonismo juvenil.
O prefeito Joãozinho de Titico ressalta a importância da parceria com o Governo do Ceará para este programa, contando com a participação de jovens. "Eles estão fazendo um trabalho de arborização com o plantio de mudas aqui em nosso município. Neste primeiro momento, serão 200 mudas em pontos estratégicos da cidade. A próxima etapa será realizada junto à comunidade. O meio ambiente é igualmente uma prioridade."
O secretário de Meio Ambiente Sidney Fernandes conta detalhes do inovador programa. "As ações voltadas para o meio ambiente incluem a arborização da cidade, promovendo políticas ambientais nas escolas com a realização de palestras e a conscientização da população. Um lindo trabalho desenvolvido por estes jovens, com o apoio do município."
Fala, juventude!
O Agente Jovem Ambiental Igor Valentim explica qual o objetivo principal do Programa. "Estimular a participação da juventude em projetos sustentáveis por meio de inclusão social e ambiental. O marco inicial, aqui em Cedro, são as palestras nas escolas, conscientizando os alunos; as visitas porta a porta para a identificação de problemas e a busca de soluções para a melhoria no meio ambiente". Igor lembra que nas próximas etapas acontecerão troca de mudas por um quilo de alimento não perecível, que será repassado a famílias carentes de Cedro.
Igor Alves, outro jovem participante, conta mais detalhes do programa. "Entre as ações, atualmente, estão as oficinas nas escolas, a arborização para ir a cidade e a conscientização no ambiente escolar. Nas dicas que estão sendo repassadas, temos questões ligadas à preservação ambiental e também como evitar queimadas, desmatamentos e lixo nas ruas."