Em parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância e a gestão municipal busca sensibilizar famílias e sociedade para a importância de matricular jovens de 4 a 17 fora da escola
Foto: Marcos Rodrigues
Crianças e adolescentes cedrenses que estão fora da escola serão beneficiados com ações de busca ativa. A parceria entre a prefeitura de Cedro e o Unicef, já em andamento, prevê um conjunto de estratégias a serem implementadas e integradas nos próximos três anos. O prefeito Joãozinho de Titico lembra a importância destas ações. "Cedro aderiu ao programa em 2017; desde então realizamos ações exitosas para a busca de crianças e jovens que estão fora da escola e vamos fazer muito mais."
A coordenadora operacional da plataforma Busca Ativa Escolar em Cedro, Ana Neta, detalha o programa. "O objetivo da busca ativa é encontrar os meninos de 4 a 17 anos que estão fora da escola, orientar as famílias, matriculá-los e inseri-los na sala de aula, além de acompanhar e monitorar para ver a aprendizagem deles."
A prefeitura prepara uma programação para intensificar ainda mais a busca por estes jovens. "Estamos interagindo com as escolas e a sociedade, preparando uma campanha para sensibilizar a sociedade e as famílias, e assim possamos colocar o maior número de meninos em sala de aula", acrescenta Ana Neta. As famílias devem procurar a escola mais próxima de sua casa para matricular seus filhos. "Se você conhece alguma criança ou adolescente que está fora da escola, pode entrar em contato com a Secretaria de Educação para que possamos verificar a situação", reforça a coordenadora.
O Busca Ativa é uma parceria de Cedro com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).