Diagnóstico precoce e atendimento ágil em Cedro ajudam a salvar vidas
Foto: Arquivo Pessoal (Sheila Bezerra)
Com o objetivo de conscientizar sobre o câncer e incentivar sua prevenção, diagnóstico precoce, oferecendo mais chances de sucesso no tratamento foi instituído o dia 4 de fevereiro como Dia Mundial de Combate ao Câncer. O prefeito, Joãozinho de Titico, ressalta a importância das ações da gestão municipal na área da saúde. "Cedro tem trabalhado fortemente na área da saúde e o diagnóstico e tratamento do câncer é uma das ações que trazem resultados efetivos para nossa gente."
O médico do município, Dr. Rubens Júnior, a importância da data. "Essa data visa conscientizar pessoas sobre o que é o câncer, como evitá-lo e combater também o preconceito e o estigma. O câncer ocorre quando temos uma multiplicação de células de forma anormal, ele pode ser causado por vários motivos, tais como: histórico familiar, hábitos de vida (beber, fumar, drogas), stress, contato com produtos que podem causar a doença e outras causas que a medicina ainda não descobriu. Tem alguns cânceres que são evitáveis, então se a gente tiver cuidado, fizer os exames preventivos, mama, tireóide, próstata, pulmão, estômago é possível evitar o agravamento da doença e até curá-la."
A cedrense Sheila Bezerra, descobriu a doença e contou um pouco de sua história. "Em 2015 descobri um câncer de mama, mas não me deixei abater, lutei e venci porque confiei em Deus e também nos médicos. Passei por 9 cirurgias, fiz mastectomia, colocação de próteses, passei por 16 seções de quimioterapia e hoje estou aqui contando minha história para que as mulheres de Cedro não se entreguem ao desânimo ou ao medo, se notou alguma coisa diferente, nódulo ou desconforto na sua mama vá ao médico, faça exames de rotina e procure ajuda."
A Secretária de Saúde, Norma Marques, lembra a importância da atuação do poder público no combate ao câncer. "Cedro tem trabalhado a prevenção de diversos tipos de câncer, só em 2021 realizamos a campanha do Outubro Rosa na prevenção do câncer de mama, que é o que mais acomete mulheres, também trabalhamos a prevenção do câncer do colo uterino em todas as unidades de saúde e com o novembro azul, realizamos exames clínicos, PSA e Ultrassom de acordo com o pedido dos médicos, todas estas ações em conjunto ajudam a salvar vidas."
Norma também orienta que o cidadão sempre deve procurar atendimento especializado. "Reforçamos a importância de cada cidadão se conhecer bem e reconhecer sinais e sintomas que aparecem no seu corpo, buscando atendimento médico para receber o encaminhamento. Em caso de câncer ou outras doenças, o paciente deve procurar nossa central de regulação na Secretaria de Saúde, levando todos os documentos para que seja encaminhado para a triagem. Não vamos deixar para amanhã o que estamos identificando hoje, o diagnóstico precoce é fundamental para ajudar o sucesso do tratamento."