Parceria entre as secretarias de Educação e Assistência social promoveu ações educativas nas Escolas Gabriel Diniz e Antonieta Jucá Marques
Foto: Marcos Rodrigues
Relacionar-se com o mundo e com os outros é condição primordial da vida em sociedade e, cada vez mais, esse relacionamento exige muito de todos. Cada pessoa possui seus valores, sua carga emocional e suas habilidades para lidar com os desafios cotidianos. Nesse contexto, o desenvolvimento das competências socioemocionais se apresenta como necessidade essencial. Significa dizer que, além do crescimento intelectual, o crescimento pessoal e emocional deverá estar no foco dos trabalhos em sala de aula, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Aqui em Cedro...
O início das aulas foi marcado por um momento muito importante, que culminou com dinâmicas, rodas de conversas e reflexões sobre as Competências Socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marcones Silva, comandou as atividades nas escolas Gabriel Diniz e Antonieta Jucá Marques. "Nesse retorno, foram desenvolvidas atividades com a turma do 9° ano das duas escolas sobre as competências necessárias. Convidados colaboraram para a construção de uma sociedade pautada na defesa da criança e do adolescente", esclareceu Marcones.
Os escritores Gabriel Ferreira e Taires Camila, convidados, compartilharam conhecimentos com os alunos. "Estou muito feliz de estar na escola para apresentar o livro "Poiésis" e realizar uma dinâmica sobre competências socioemocionais", revelou Gabriel. Taires destacou que "é muito importante estar aqui para apresentar nosso trabalho e dialogar com os alunos do 9º ano."
Diretora da Escola Antonieta Jucá Marques, Socorro Saraiva agradeceu o empenho dos convidados. "Nosso agradecimento de coração a todos que vieram. A escola está sempre à disposição para receber brilhantes conversações e ações que ajudem no desenvolvimento da educação." A professora Rose Clementino, da Escola Gabriel Diniz, falou emocionada: "É com muita alegria que iniciamos o ano letivo de 2022, contando com a presença do Marcones para trabalhar com os meninos sobre as competências socioemocionais. Agradeço o apoio e o compromisso da gestão municipal, principalmente do prefeito Joãozinho de Titico e da nossa secretária de Educação Regina Cavalcante."
Fala, estudante!
"Está sendo muito inspirador esse encontro, porque estão falando de ansiedade, que é algo que eu sofro. Os alunos precisam entender sobre ansiedade, depressão e os pais têm que ajudar em casa, porque a escola sozinha não consegue fazer nada. Vou continuar dizendo que eu me amo do jeito que sou, porque o Marcones, a Camila e o Gabriel me ensinaram isso, e a escola está me ensinando, cada vez mais, a me amar do jeito que sou", contou Maria Eduarda, aluna do 9º ano A da Escola Gabriel Diniz.
"Eu achei importante eles terem falado de agressão e de bullying nas escolas, porque muitas crianças e adolescentes têm a escola como refúgio, não têm assistência dos pais em casa. Essa questão é muito importante para aprender a lidar com isso e superar. A escola é um lugar que a gente vem para aprender, fazer amigos e conviver em sociedade", externou Maria Clara, do 9º A da Escola Gabriel Diniz.
"Achei interessante este momento e me identifiquei com a questão do autocuidado. Durante a pandemia, muita gente foi afetada por conta da quarentena, com muita ansiedade. Entender a importância de se cuidar, de criar uma rotina foi muito bom. Agradeço a todos que proporcionaram este momento", destacou Lívia da Silva, da Escola ___(qual a série e turma?)___ da Escola Gabriel Diniz.
"As competências socioemocionais se encaixam no conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos e estão ligadas à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser. Ao se dedicar ao desenvolvimento dessas habilidades, o que se procura, através do gerenciamento de emoções, é proporcionar relações sociais saudáveis e investir na busca de soluções sadias para os problemas do dia a dia". (ZOOM education for life)