O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente é uma ação desenvolvida pelo MPT/CE voltado à proteção das crianças e adolescentes
Foto: Marcos Rodrigues
O prefeito Joãozinho de Titico assinou na semana passada, junto à secretária de Educação Regina Cavalcante, a renovação da adesão do município ao Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente
- PETECA, do Ministério Público do Trabalho do Ceará - MPT/CE. Trata-se de passo fundamental para a atuação da gestão junto a esse público. "O PETECA é importante para que possamos realizar ações de proteção e salvaguarda aos jovens cedrenses."
A coordenadora do Programa em Cedro, Lúcia Barros, destaca a parceria com órgãos e entidades para a Garantia de Direitos das Crianças e dos Adolescentes. "Com muita satisfação informamos que o prefeito assinou o termo de cooperação. O Programa, além de tirar as crianças das ruas, também incentiva a leitura. Esperamos fazer muito mais neste ano". Lúcia agradeceu, especialmente, a Joãozinho de Titico e a todos os envolvidos, direta ou indiretamente. "Gratidão aos que fizeram parte do programa em 2021: escolas, famílias, gestores, à secretária Regina Cavalcante."
O que é o PETECA?
O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente reúne um conjunto de ações de conscientização e sensibilização nas comunidades e escolas do município para salvaguardar e proteger os interesses das crianças e adolescentes. Seu objetivo é aumentar a conscientização da sociedade sobre o tema, reforçar a importância da erradicação das situações de exploração e fortalecer o sistema de garantias de direito, ampliando quantitativa e qualitativamente as políticas públicas.