Cerca de 2 mil crianças em Cedro devem ser cadastradas na plataforma Saúde Digital do Governo do Estado para receberem a dose pediátrica da vacina
Foto: Divulgação
Pais ou responsáveis por crianças de 5 a 11 anos devem realizar o mais breve possível o cadastro dos pequenos no site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br. Somente assim as crianças poderão receber a imunização contra a Covid-19. O prefeito Joãozinho de Titico orienta que o cadastro é fundamental para que as doses cheguem corretamente à cidade de Cedro. "Precisamos cadastrar as crianças o mais breve possível."
O Supervisor de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Saúde de Cedro, Andrei Santos, fala sobre a urgência dos cadastros das crianças de 5 a 11 anos e dá dicas de como realizá-lo. "Basta acessar o Google, no celular ou no computador, digitar 'saúde digital'; depois, é só abrir o primeiro site que aparecer na pesquisa, clicar em 'efetuar cadastro' ou 'quero me cadastrar' e, em seguida, preencher todos os dados pessoais do responsável e da criança, incluindo o endereço da criança em Cedro". Andrei lembra que é necessário acessar o email para confirmar o cadastro; caso a confirmação não seja realizada, o cadastro se perde em 24h e será necessário realizar um novo. "Para receber a vacina será necessário, ainda, o agendamento no site. Esse agendamento será realizado depois da disponibilização das vacinas."
Que as mães se conscientizem
Andreia Bezerra, do bairro Divisão, conclama os pais para que realizem o cadastro de suas crianças na plataforma Saúde Digital, alertando também para os cuidados com a pandemia. "Estou muito feliz e agradeço primeiramente a Deus por ter chegado a oportunidade de nossos meninos e meninas tomarem a vacina. Eu tenho um filho e já fiz o cadastro dele. Espero que todas as mães se conscientizem. A pandemia ainda não acabou, temos aumento de casos e é preciso proteger a todos." O filho de Andreia, Emanoel Damásio, de 10 anos, está aguardando ser imunizado e deixa recado aos pais. "Façam o cadastro dos seus filhos, não percam essa oportunidade. Estou ansioso para tomar a vacina da Covid".
Impressão do passaporte da vacinação
Andrei Santos lembra que os cedrenses podem emitir e imprimir o passaporte de vacinação na Secretaria de Saúde do município. "O estado do Ceará disponibilizou o certificado pelo aplicativo Ceará APP e pelo Saúde Digital, mas algumas pessoas só têm o certificado acessando o Conect Sus; neste caso, é preciso acessar com o CPF e a senha cadastrada. Noutros casos, é necessário se dirigir ao INSS para alterar a senha e retornar à Secretaria de Saúde para que possamos imprimir o certificado".
Vacina no Ceará
O primeiro lote de vacinas pediátricas contra Covid-19, contendo 55.100 doses da Pfizer, está previsto para chegar ao Ceará na manhã de sexta-feira (14). De acordo com o governador Camilo Santana, as doses devem ser distribuídas imediatamente; a vacinação está prevista para começar no sábado (15). "O mundo inteiro já está aplicando essa vacina, tem autorização dos órgãos internacionais americanos e da Europa, é uma vacina própria para a criança, da Pfizer, altamente segura e já comprovada. Estamos seguindo todas as orientações científicas do mundo inteiro para proteger nossas crianças e também as crianças que podem transmitir para os idosos, para os mais velhos."
Camilo destacou o esforço do Governo do Ceará em agilizar a vacinação das crianças e reforçou a preocupação do Estado com a saúde dos cearenses. "Eu já cadastrei meus dois filhos e quero dizer que não acreditem nesses negacionistas, que ao longo da pandemia negaram a pandemia e a vacina, descuidaram da população, sempre contrários à ciência e aos especialistas". O governador ratifica os cuidados em proteger as pessoas, seguindo as orientações dos cientistas, sem questões ideológicas, partidárias e políticas. "Nosso único objetivo é cuidar da população. Todas as nossas medidas, mesmo criticadas por uma minoria, sempre tiveram o objetivo de proteger meus irmãos e irmãs cearenses, porque a vida não tem preço."