Evento está agendado para o início de março próximo e tratará da importância das políticas públicas ligadas a esta área
Foto: Régis Paiva
Em reunião realizada na segunda-feira (10/01), o plenário do Conselho Municipal de Saúde aprovou por unanimidade a realização da 1ª Conferência de Saúde Mental do Município de Cedro. 9 de março foi a data escolhida para a realização do evento, que terá como tema "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS".
O prefeito Joãozinho de Titico ressaltou a importância de discutir assunto tão importante, especialmente nos dias hoje. "O tema é da maior relevância, principalmente em um momento tão complexo como esse de pandemia, em que as pessoas enfrentam situações nunca dantes vividas. É necessário cuidar da saúde por completo, e isso inclui o cuidado com a nossa saúde mental".
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Celso de Bia, lembra que a Conferência busca reunir e discutir as propostas para as políticas municipal, estadual e nacional de saúde mental e o fortalecimento dos programas e ações ligadas à saúde mental. "Agradeço a cada conselheiro pela disponibilidade e pelo compromisso de estar presente para criarmos um momento muito rico, debatendo um assunto tão importante". A Conferência tem por objetivo discutir a melhoria do atendimento ao público, cabendo ao Conselho fazer o melhor em favor da saúde da população.
Celso de Bia também lembrou que o evento ganha maior importância quando se sabe que eventos semelhantes já acontecem em nível estadual e nacional. "Cedro realizará a sua 1ª Conferência, mas estamos atentos aos diversos cenários. O Ceará já está na 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental, e o Brasil realizará a 3ª Conferência Nacional."