07-JAN-2022

Jovens já podem realizar o alistamento militar em Cedro

Cedrenses nascidos em 2004 podem realizar a inscrição até junho deste ano, pela internet ou presencialmente

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 07 DE JANEIRO DE 2022

Foto: Divulgação

Os jovens brasileiros do sexo masculino que completarem 18 anos em 2022 (nascidos no ano de 2004) devem realizar o alistamento militar obrigatório por meio da internet ou presencialmente, apresentando os seguintes documentos: Certidão de Nascimento, RG, CPF e comprovante de residência.

O Secretário da Junta Militar de Cedro, Vicente Fernando, explica a importância do alistamento. "O alistamento militar é uma obrigação para todos os brasileiros do sexo masculino. A classe de 2004 refere-se ao pessoal que nasceu no referido ano. Para alistar-se o grupo pode acessar o site alistamento.eb.mil.br ou comparecer à junta de alistamento, que está funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 12, até o dia 30 de junho de 2022."

Vicente também faz um alerta: os não-alistados podem ter uma série de problemas. "Quem não realizar o alistamento fica impedido de se matricular em instituições federais de ensino, tirar passaporte, assumir cargo público, assinar carteira de trabalho, realizar o alistamento eleitoral e emitir o título de eleitor."

E pra quem nasceu antes de 2004 e ainda não se alistou?

A pessoa deve procurar o serviço da junta militar em Cedro, que funciona na Prefeitura de Cedro e regularizar a situação. "É preciso comparecer à junta militar, o atendimento não pode ser online. E terá de pagar uma multa."

Nome social

A legislação prevê ainda a possibilidade de o jovem se alistar com o nome social. Basta dirigir-se à junta militar com certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte) e requerimento para uso de nome social.

Cedro recebe 5 mil doses de vacina contra Febre Aftosa

Ação do Governo do Estado, Aprece e Fetraece em parceria com a Prefeitura Municipal irá beneficiar criadores cedrenses

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS