Exame do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica nas escolas da rede municipal de ensino foi tido como positivo.
Foto: Divulgação/Escola
Gestores destacaram também o apoio da gestão municipal, de pais e de estudantes e o otimismo em relação aos resultados.
Joína Lemos, diretora da Escola Tereza Dutra - no distrito de Assunção, ressalta a intensa jornada de preparativos para os estudantes do 5º ao 9º ano. "Foram meses de preparação para a avaliação do SAEB, que ocorre em âmbito federal. Através dele conseguimos saber nossos porcentuais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)". A diretora reforça a importância do IDEB para o desenvolvimento do país, do estado e, consequentemente, para o município e a escola. "Foi um trabalho de muita união entre Secretaria de Educação, escola e família."
Na Escola Antônio Laurênio de Oliveira - no distrito de Santo Antônio, a diretora Rosinery Barboza explica que foram trabalhadas atividades estratégicas com a turma do 5º ano, de forma hibrida, voltadas para os descritores do SAEB (associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais desenvolvidas pelos alunos), estimulando-se o estudo dos conteúdos. "Durante todo o ano, estivemos focados nisso. Contamos com o apoio incondicional da gestão municipal, da Secretária de Educação e de todos que acompanham a escola: professores, auxiliares, secretaria escolar. Todo mundo se envolveu para o sucesso dessa avaliação".
O diretor pedagógico da Secretaria de Educação Garibalde Gonçalves esclarece que, na presente edição, 570 estudantes de Cedro participaram da aplicação da prova do SAEB, ressaltando as mobilizações, aulões e o envolvimento dos profissionais da área da Educação do município. "A frequência foi 100%. Conseguimos colocar na escola todos os nossos alunos, do quinto e do nono ano, graças a Deus e ao empenho dos diretores, coordenadores, motoristas, todos que fazem o conjunto da escola. Estão todos de parabéns". Garibalde está otimista. "Graças ao apoio do prefeito Joãozinho de Titico, da vice Ana Nilma e da secretaria Regina Cavalcante estamos esperando um resultado positivo, alcançando a nossa meta enquanto município e Secretaria de Educação."
O Saeb, avaliação diagnóstica que ocorre em todo o país a cada dois anos, é instrumento de grande importância para a elaboração das políticas públicas educacionais. Os resultados, com os dados do Censo Escolar da Educação Básica (taxas de aprovação, reprovação e abandono), integram um indicador demais importante: o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Por meio desses dados é possível obter um diagnóstico da educação brasileira e identificar quais pontos devem ser melhorados e qual o direcionamento das políticas públicas, programas e projetos educacionais, a fim de garantir mais qualidade ao ensino ofertado aos estudantes do Brasil.