Gestores escolares acompanharam a aplicação da prova na última semana, dias 2 e 3/12
Foto: Divulgação Facebook / Escola Estafânia da Silva
As provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foram aplicadas em escolas da rede municipal de ensino de Cedro para estudantes do 5º ao 9º ano. O objetivo do exame é avaliar as instituições de ensino e acompanhar a qualidade da educação no país. "Nos últimos meses tivemos uma intensa jornada de trabalho, que envolveu pais e o núcleo gestor, no sentido de preparar nossos alunos", comenta a diretora Joína Lemos da Escola Tereza Dutra, no Distrito de Assunção.
"Por meio desta avaliação, os Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) são determinados, daí a importância que ela tem para o desenvolvimento do município no tocante à qualidade do nosso ensino", explica o prefeito Joãozinho de Titico. Ele reforça que a gestão municipal apoiou as escolas durante todo o processo de preparação dos estudantes.
"Tivemos simulados, atividades e aulões, entre outras ações", explica Joína Lemos, que esclarece haver cumprido todos os protocolos de saúde determinados pelo Governo do Estado. "Para tudo isso acontecer, contamos com o apoio integral da Secretaria de Educação", finaliza a educadora.
A preparação dos estudantes foi iniciada remotamente com o apoio dos pais. "Retornamos com nossas aulas presenciais no início de setembro, significando dizer que toda a preparação foi feita anteriormente à data dos exames, contando com o apoio das famílias", comenta a diretora da Escola Antônio Laurênio de Oliveira, Rosinery Barboza.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 570 estudantes submeteram-se à aplicação da prova, dando ao município 100% de participação. "Estamos aguardando um resultado muito positivo. Houve envolvimento de todos para a realização deste exame, do profissional que realiza o transporte dos alunos ao nosso prefeito, Joãozinho de Titico", comenta o diretor pedagógico da secretaria de Educação, Garibalde Gonçalves.
A Secretaria também providenciou lanches aos estudantes que realizaram o exame.