NOTÍCIAS

01-DEZ-2021

Dia Mundial da Luta Contra a Aids terá diversas ações por todo o mês de dezembro em Cedro

No Brasil, é notória a diminuição do número de casos, desde 2005.

#Agenda POR ASCOM 01 DE DEZEMBRO DE 2021

Foto: Divulgação

Celebra-se em 1º de dezembro o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, ocasião especial avaliar os avanços da ciência no que diz respeito à cura, tratamento e prevenção da doença, ao passo em que também se prestam homenagens e traz à lembrança aqueles que foram acometidos. O dia, regido pelo tema "Tome uma atitude: Troque Preconceito por Respeito", marca o início do Dezembro Vermelho, campanha de conscientização ao enfrentamento do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A farmacêutica da secretaria Municipal de Saúde de Cedro, Alyssa Ariane, fala da data e detalhas as ações ao longo do mês relacionadas à campanha Dezembro Vermelho. "A Aids é uma doença causada pelo vírus do HIV, de forma sexualmente transmissível, por contato de materiais perfuro-cortantes ou por transfusão sanguínea. Nesse mês de dezembro iremos trabalhar de forma ativa para atender a população, realizando testes rápidos ou dando o apoio e o suporte a quem esteja precisando. É preciso chamar a atenção para a problemática da AIDS, desde a sua prevenção às formas de tratamento."

O fato pode ser atribuído ao diagnóstico precoce e ao acesso universal à HAART (Terapia Antirretroviral Combinada) pelo Sistema Único de Saúde que faz o país ser um exemplo reconhecido na assistência e no controle da infecção pelo HIV no cenário mundial. Atualmente, o país tem uma das maiores coberturas e assistência de Tratamento Antirretroviral (TARV) entre os países de baixa e média renda. Foi também um dos primeiros países a proporcionar tratamento gratuito (pelo SUS) a pessoas que viviam com a doença, desde 1996.

Alyssa esclarece: "O tratamento da AIDS é totalmente custeado pelo SUS. É importante que a população entenda que, apesar de ser uma doença que não tem cura, o tratamento é ofertado pelo SUS. Também é preciso quebrar o preconceito com pessoas portadoras". Finaliza a farmacêutica: "Nossas Unidades Básicas ofertarão testes para a população. Quem tiver interesse, é só procurar a sua unidade. A prevenção é a melhor escolha, usem preservativo."

Dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV / Aids (UNAIDS) revelam que o número de pessoas portadoras do vírus HIV até 2015 ao redor do mundo estava em torno de 36,7 milhões. No Brasil, são cerca de 610 mil diagnosticados.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito