Ente querido parte fisicamente, mas ficam as melhores lembranças. Foi assim em Cedro. Atividades do Dia de Finados homenageou vítimas da covid-19. Nada a apaga a saudade"
Foto: Marcos Rodrigues
A frase do lead dessa matéria é atribuída a um popular do Alto do Padeiro, em relação a um parente que partiu por força do novo coronavírus. "Ainda bem que no Dia de Finados a Prefeitura de Cedro fez essa programação religiosa, trazendo conforto e fortalecendo a gente na fé", acrescentou. A data que celebra a memória dos que demandaram a outra dimensão da vida ocorre anualmente em 02 de novembro. Os moradores de Cedro foram agraciados com missas e celebrações em diferentes pontos do município.
"Trata-se de um dia de recolhimento e orações. Ficamos muito satisfeitos em ver a adesão da população às atividades religiosas. Sabemos que é um momento difícil, um dia de buscar o amparo no nosso Criador Maior", comenta o prefeito Joãozinho de Titico. Visitas foram feitas a todos os cemitérios. Missas e terços marianos tiveram o apoio da Pastoral da Esperança, que destinou uma equipe para cuidar dos preparativos.
Com a parceria do padre Ademar Alves da Paróquia São João Batista, a Prefeitura montou um mural em homenagem às vítimas da covid-19. "A ideia era mostrar às famílias que, mesmo com a partida, esse familiar ou amigo ainda está vivo em nossos corações", comenta o religioso. Para a realização da singela homenagem, as famílias foram comunicadas sobre a autorização das homenagens.
Para melhor acolhimento
Para esse dia, muito especialmente, a secretaria de Infraestrutura realizou o trabalho de manutenção dos cemitérios, fazendo a limpeza de todos os equipamentos, além de reparo na iluminação e reforma em suas estruturas. "Trabalhamos para deixá-los em melhores condições de recepcionar as pessoas, não só na data alusiva a Finados, mas durante o ano", finaliza o prefeito Joãozinho de Titico.