Tendo por palco a Praça Nilo Viana Diniz (Praça da Matriz), a 21ª edição da FEAGRI, na primeira sexta-feira de novembro, retomou suas atividades presenciais e foi sucesso total.
Foto: Marcos ROdrigues
A primeira sexta-feira do presente mês (05/11) marcou o retorno da Feira do Empreendedorismo e da Agricultura Familiar (FEAGRI) de Cedro. À volta do evento sinalizou a retomada das grandes atividades com presença de público. O evento reuniu populares, setor produtivo, movimentou a economia local e animou a população. "É esse o objetivo da FEAGRI: fortalecer a produção local e o negócio dos pequenos empreendedores. É uma vitrine", explica o prefeito Joãozinho de Titico.
Essa vitrine tem papel preponderante no comércio de Cedro. "O volume de vendas nas feiras chega até 20 mil reais, o que é extremamente importante para a nossa economia. A atividade fortalece ramos que têm produção forte no município, como o artesanato e a culinária", comemora o prefeito.
A volta da FEAGRI teve a autorização das autoridades de saúde e, devido à pandemia da covid-19, foi cercada de maiores e legítimos cuidados. Comparada a edições anteriores, a feira teve uma redução de 50% no número de expositores. Nessa 21ª edição, apenas 26 pessoas, entre empreendedores, lojistas e agricultores da zona rural, ganharam a oportunidade de expor seus produtos.
O objetivo da gestão municipal é expandir as atividades e criar novas formas de apoiar a produção dos empreendedores locais. "Está em processo de planejamento a realização da Feira dos Distritos. É uma demanda da população que muito em breve desejamos concretizar", comenta o prefeito de Cedro, comenta ainda sobre a parceria do poder público municipal com os pequenos empreendedores: "A prefeitura está procurando ofertar mais cursos profissionalizantes auxiliá-los e torná-los mais competitivo".