A segunda etapa da imunização segue por todo mês de novembro
Foto: Divulgação
A Prefeitura Municipal de Cedro, por meio da Secretaria de Agricultura, anuncia o início da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no município. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação de 2021, iniciada no dia 1º novembro, que pretende vacinar bovinos e bubalinos (búfalos) com até 2 anos de idade. A doença afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos e traz prejuízos e restrições na comercialização de produtos pecuários. O município de Cedro não registra nenhum caso da doença.
"Nesse momento, nós contamos com a colaboração dos criadores. Vacinem seus rebanhos. Temos orgulho de não apresentar caso algum da doença, vamos continuar com os cuidados", explica o prefeito Joãozinho de Titico, que continua: "Casos da doença também geram perdas financeiras aos criadores. É melhor prevenir com a vacinação", reforça.
As vacinas devem ser adquiridas em revendas autorizadas e mantidas na temperatura ideal para a sua preservação (2°C e 8°C), desde a aquisição até o momento da utilização. Devem ser usadas agulhas novas em cada aplicação da dose. Também é sugerido que sejam aplicadas em horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais.
Após realizar a vacinação, o produtor deve declarar ao órgão de defesa sanitária animal, no caso, a Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará). "A Secretaria de Agricultura de Cedro mantém parceria com a Adagri. Hoje, a agência atende na sede da pasta", informa o secretário Manoel Bezerra. Secretaria e Adagri estão realizando atendimento presencial, de segunda a sexta, de 7h às 12h, para tirar dúvidas.
Casos da doença
Desde 2018, todo o território brasileiro é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa (zonas com e sem vacinação) pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).