A data (20 de outubro) é repleta de significados para a cidade, desenvolvida mais fortemente a partir das linhas de trem aqui implantadas
Foto: Marcos Rodrigues
feira (20/10). A atividade ocorreu no museu da Estação Ferroviária, lugar de representatividade para a categoria e população em geral. A estação é o marco do surgimento e crescimento da cidade.
"O trem que chega é o mesmo trem da partida", diz o cancioneiro popular, como que inspirado em Cedro. Para o prefeito Joãozinho de Titico, presente à solenidade, "trem, estação, ferroviários, passageiros, viagens, trilhos... tudo isso é a poesia de que foi feito o nosso município, com muito esforço. E diz respeito à gente cedrense, guerreira e amiga". Joãozinho comentou sobre a importância de preservar tudo que foi construído a partir da Estação Ferroviária. "Cedro é um lugar cheio de histórias, de lutas, que sempre conseguiu se reerguer ante as dificuldades. Precisamos preservar e valorizar a memória da cidade".
Também ressaltou a importância da ferrovia de outrora como alicerce da cidade dos dias atuais. "Temos que cuidar desse equipamento, da estação, do museu, desse patrimônio, enfim, preservando e zelando por nossa história". A Estação Ferroviária foi a primeira ligação direta de Cedro à Capital, Fortaleza. A inauguração da rota trouxe investimentos e avanços ao município, que logo alcançou o patamar de cidade.
Joãozinho de Titico elencou algumas ações que estão sendo realizadas para preservar memória e efetivamente beneficiar os profissionais ferroviários do município. "Estamos construindo um cinema na Praça dos Ferroviários. O CEI (Centro de Educação Infantil) dos Ferroviários já está funcionando, bem como o PSF Ferroviários. Estamos fazendo o possível para fortalecer nossa história, escrita por esses brilhantes ferroviários", finaliza o prefeito.