Evento debateu o Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos da Região e teve palestra-magna do ex-ministro Ciro Gomes. A temática é do maior interesse para Cedro
Foto: Marciel Bezerra
O encontro de quarta-feira (22/09, no município de Lavras da Mangabeira, debateu o "Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos", uma ação que se reveste da maior relevância para a região. O prefeito Joãozinho de Titico lá esteve ao lado da vice Ana Nilma; do Prefeito do Centenário, Dr. Nilson Diniz, um dos idealizadores do consórcio; da primeira-dama, Cláudia Dionízio, entre outros. Além de Cedro, o consórcio envolve os municípios de Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Granjeiro, Icó, Orós, Ipaumirim, Baixio e Umari.
"O consórcio é instrumento determinante para a conquista de mais qualidade de vida para as populações dos municípios envolvidos. Ele traz solução para uma questão que nos preocupa há algum tempo: a destinação dos resíduos sólidos", explica o prefeito Joãozinho de Titico. A utilização de instrumentos como consórcios, contratos de gestão e de cooperação, convênios e a participação da sociedade civil tornam possível tão urgente empreendimento dessa envergadura. "Nossa gestão está comprometida com as políticas ambientais, já não temos mais lixão. Mas é preciso cuidar da questão de forma regional".
O seminário reuniu políticos e autoridades dos municípios circunvizinhos, com palestra-magna proferida pelo ex-ministro Ciro Gomes. "O Seminário foi um momento feliz para todos nós, além do que tivemos essa aula de Brasil com o Ciro, de bagagem política enorme; ele nos transmitiu conhecimentos e apresentou ideias para Cedro e demais municípios", finaliza o prefeito Joãozinho de Titico.