A edição de 2021 foi realizada em Mombaça.
Foto: Marcos ROdrigues
A equipe de futsal da Escola Leandro Alves Correia, da Agrovila, foi campeã da Macro F dos Jogos Escolares. Os vencedores disputavam a categoria de futsal para atletas de 12 a 14 anos. As partidas aconteceram nos dias 18 e 19 de setembro, em Mombaça. A ação desportiva é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv). As atividades foram divididas em 13 modalidades esportivas individuais e quatro coletivas.
"Ficamos muito contentes com o desempenho desses alunos, que mesmo com o pouco tempo de treinamento, fizeram bonito e retornaram a Cedro com a medalha de ouro. Agradecemos a\ todos aqueles que estão envolvidos nas ações esportivas do município", felicita o prefeito Joãozinho de Titico. "Estamos trabalhando para avançar com a pauta esportiva positiva. Fazemos isso por todos os jovens que acreditam no esporte como oportunidade de futuro", ressalta o prefeito, destacando os esforços da gestão para melhorar o cenário esportivo local.
"Os jogos têm o objetivo de utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social, estimular o aluno na prática de atividade dentro da escola, além de possibilitar a identificação de novos talentos", explica o professor Dênis Nunes, sobre os ganhos com a realização do evento. Os Jogos Escolas são realizados anualmente, somente em 2020 não pode ocorrer em virtude da pandemia.
Para participar desta competição é necessário um equipamento profissional, algo que o secretário de esporte de Cedro, Elleson Barbosa, garante que não foi um problema. "Logo nos primeiros jogos, já garantimos que os jovens tivessem com todos os equipamentos requisitados - uniforme, meião, sapatos e entre outros", comenta. A gestão municipal também garantiu a alimentação dos atletas e o deslocamento para o município de Mombaça.
"Apesar das dificuldades encontradas em quadra, saímos vitoriosos. Foi uma emoção enorme participar do jogo e só tenho a agradecer a todos que estiveram envolvidos", comemorou o prefeito Joãozinho de Titico. A competição ainda serve como seletiva para Etapa Nacional - Jogos Escolares Brasileiros (12 a 14 anos) e Paralímpiadas Escolares.