Município implantará um conjunto de ações no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE) para o enfrentamento da obesidade infantil.
Foto: Marciel Bezerra
O público são as crianças matriculadas na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental I.
A solenidade de lançamento ocorreu na manhã de segunda-feira (13/09), na Escola Francisca de Jesus Cavalcanti. O prefeito Joãozinho de Titico comemorou. "Por conta do período pandêmico, algumas ações sofreram paralisação, mas aos poucos a vida volta ao normal. Estamos muito felizes em poder retomar, por exemplo, o Crescer Saudável". As atividades do programa abrangem vigilância nutricional, promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo às práticas corporais e de atividade física e ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentam obesidade.
A secretária de Saúde Norma Marques, presente à solenidade, falou sobre a importância da iniciativa. "Estamos observando os altos índices de obesidade entre crianças e adolescente, é questão de saúde pública. Por isso, entendemos a necessidade de trabalhar essa pauta, para que juntos possamos mudar essa realidade e ter jovens saudáveis", comenta.
Objetivo da ação
Monitorar crianças e adolescentes do município de Cedro, afim de evitar doenças cardiovasculares, relacionadas ao sobrepeso. A execução do projeto acontece de forma estratégica nas escolas, monitorando estudantes com faixa etária até 10 anos. "Vamos captar dados relacionados a peso, altura e índice de massa corporal; aqueles que tiverem alguma alteração serão encaminhados para outro programa da atenção primária. Iremos realizar um monitoramento rigoroso, ofertando exames, caso necessário, a fim de evitar que essa meninada seja adulta com problemas de obesidade", destaca Norma.
A adesão dos pais e familiares no pacto de cuidados com saúde e alimentação de jovens e crianças é extremamente importante para a funcionalidade do projeto. "Não resolveremos o problema da obesidade infantil somente com a implantação do PSE, é necessário uma colaboração dos pais. Família e escola precisam andar juntas", comenta a primeira-dama, Cláudia Dionízio, também presente ao lançamento.
O coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE), Francedilson Lima, explica. "No primeiro momento, estamos colhendo dados e a partir das informações iremos trabalhar a alimentação saudável e a prática do exercício físico com esse público. A última etapa acontece na atenção primária, com o acompanhamento individual dessas crianças", explica.