A Assistente Social Jussara Marte foi a agente selecionada para o trabalho de apoio à prefeitura na busca ativa das famílias selecionadas
Foto: Divulgação
O Governo do Ceará anunciou nesta terça-feira (14/09) a concessão de Bolsas de Incentivo aos Agentes Sociais Mais Infância. A ação irá beneficiar diretamente Cedro e demais municípios. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana em solenidade transmitida ao vivo pelas redes sociais oficiais do Governo do Ceará, direto do Palácio da Abolição, em Fortaleza. "O Agente Mais Infância será uma ponte entre o Governo do Estado e o Município. É uma forma de fortalecer essa política, com o acompanhamento das famílias, e assim garantir que elas serão contempladas nas políticas públicas", explica o governador.
"Esta nova ação, em parceria com o Governo do Estado, será muito importante para o monitoramento das famílias do Cedro. O agente estará presente em cada comunidade, realizando visitas domiciliares, apoiando o acesso dessas famílias às políticas pública", comenta o prefeito Joãozinho de Titico.
Seleção para o Agente Social
A escolha foi realizada por meio de chamada pública. A Assistente Social Jussara Marte, de Cedro, foi selecionada e relata qual o seu papel no trabalho que irá abraçar d eagora por diante. "O Agente Mais Infância vai apoiar a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), coletando dados sobre as condições sociofamiliar dos grupos beneficiados pelo cartão Mais Infância. Seremos um elo importante entre o governo do estado e o município de Cedro".
"Além da alimentação dos dados e do monitoramento dessas famílias, também será realizada a sua inclusão em políticas públicas municipais, estaduais e federais. Isso é muito importante. Muitas dessas famílias se encontram em situação de extrema vulnerabilidade e distantes das sedes do município", reforça a primeira-dama do estado, Onélia Santana, que também participou da solenidade de lançamento. A primeira-dama de Cedro, Cláudia Dionízio, comentou: "Estaremos juntas em mais esse trabalho maravilhoso do Governo do Ceará em favor das famílias menos favorecidas de Cedro".
Mais Infância Ceará
Criado em agosto de 2015, o Programa defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. A iniciativa, que abrange os 184 municípios cearenses, têm a visão de desenvolver a criança para desenvolver a sociedade, com a missão de gerar possibilidades para o desenvolvimento integral da criança.
Sobre a seleção dos agentes
Houve seleção para 184 bolsistas de todos os municípios cearenses. Para as pessoas selecionadas serão ofertadas duas bolsas: uma no valor de R$ 1.800,00 - para 30 horas semanais e outra de R$ 1.200,00 - para o cumprimento de 20 horas semanais.