Por todo o mês, a campanha Proteger a amamentação: Uma responsabilidade de todos reforça os cuidados da gestão com as mães e os bebês.
Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde realiza por todo esse mês a campanha "Agosto Dourado", que busca esclarecer e conscientizar as mães sobre o aleitamento materno. A ação é determinada pela lei 13.435, de 12 de abril de 2017, que estipula a intensificação das campanhas durante o mês de agosto. A intensificação dos trabalhos deu-se entre os dias 1 a 7 de agosto, com a ampla divulgação de informações para a população, por meio das redes sociais da Prefeitura.
Segundo a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de crianças são salvas anualmente por conta da amamentação até o sexto mês de idade. "Em função dessa realidade é que realizamos esse trabalho, pensando na saúde das nossas crianças. É importante que as mamães saibam quais são os cuidados que precisam ter com seus recém nascidos" ressalta o prefeito Joãozinho de Titico sobre a campanha. "O bem-estar de nossas crianças é uma responsabilidade de todos, e por isso nos preocupamos com as questões do aleitamento materno. E esses cuidados começam na primeira infância, com o projeto Criança Feliz".
A consultora em aleitamento materno e enfermeira da Atenção Básica do município de Cedro, Kamyla Diniz, reforça os cuidados que é preciso ter com as mães e os bebês. "É importante termos uma rede de apoio para essas mamães, ficarmos atentos às suas necessidades, para que possam dispensar melhores cuidados com suas crianças", explica a consultora.
O Ministério da Saúde recomenda que o aleitamento seja realizado até o segundo ano de vida ou mais, e de forma exclusiva até o sexto mês de idade. "Por isso, mamães, nada de chá, frutinhas e nem água ao bebe até o sexto mês. O melhor alimento é o leite materno", orienta Kamyla.