Primeira-dama Cláudia Dionizio esteve no retorno das atividades, nesta quinta-feira (29/07). Momento de muita satisfação, de conhecer melhor a população.
Foto: Marcos Rodrigues
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município estão retomando suas atividades presenciais. O retorno acontece de forma gradual, após a liberação pelos decretos estadual e municipal. No dia 29 de julho, foram realizadas as primeiras ações presenciais, com encontros dos grupos de idosos do CREAS e de mulheres do CRAS.
"Nas reuniões presenciais, estamos tomando todas as medidas que nos foram repassadas pelos órgãos competentes de saúde. Ao entrar no CREAS, as pessoas estão tendo sua temperatura verificada; todos devidamente protegidos com máscaras e usando o álcool em gel", explica a coordenadora do CREAS, Isabela dos Santos, em relação aos procedimentos adotados para receber de novo a população. "O retorno das atividades em grupos no CRAS é gradual. Iniciamos com os idosos no mês de julho, todos devidamente vacinados", esclarece a coordenadora do CRAS II, Milca Leandro.
A primeira-dama Cláudia Dionízio esteve no retorno das atividades do CRAS II e do CREAS e relata como foi participar do encontro. "Fiquei extremamente feliz. É uma oportunidade de conhecer melhor a população, de escutar suas realidades de perto. É ainda a ocasião de observar a grandeza dos serviços ofertados pelo CRAS e pelo CREAS".
Cuidando da comunidade
"Estávamos trabalhando de forma remota até então, por conta da pandemia. Porém, preocupados, pois muitos idosos atendidos nos serviços do CREAS não têm aparelho celular ou não sabem manusear o equipamento. O atendimento presencial nas unidades é uma forma de cuidar ainda melhor desses idosos", saliente Isabela dos Santos.
As atividades presenciais estavam paradas há mais de um ano e meio, e o retorno foi motivo de alegria entre os usuários do serviço. "Fui muito agradável, fiquei feliz com esse primeiro encontro. Todos tomando bastante cuidado, de máscara, utilizando álcool em gel. Faço parte do CREAS há seis anos e me sinto muito bem acolhida. Também foi importante para nós sermos recebidos pela primeira-dama", relata a dona de casa Maria José, integrante do grupo Raiz do Sertão.