A ação foi realizada no final do mês passado em alusão ao Julho Amarelo
Foto: Marcos Rodrigues
A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde do Município, realizou na última semana de julho um trabalho de conscientização sobre os riscos das hepatites virais. A data foi escolhida por fazer alusão ao dia 28 de julho, quando se celebra o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, segundo a OMS.
Durante a semana foram disponibilizados, para toda a população Cedrense, serviços de testagem rápida para detecção precoce de hepatites, sífilis e HIV. Também foram ofertados serviços de educação em saúde, por meio de rodas de conversa em algumas unidades básicas e Caps.
O prefeito Joãozinho de Titico reitera a importância de realizar trabalhos como este. "Intervenções dessa ordem, por parte do poder público municipal, estão se tornando cada vez mais necessárias, em função da fragilidade existente em diversos pontos de acesso na Rede de Atenção Básica à Saúde frente à Pandemia. A hora é de somar esforços por mais bem-estar", conclui.
Mesmo trabalhando no enfrentamento a pandemia, equipamentos de saúde do município de Cedro já estão retornando às ações e serviços cotidianos. Adequados às novas realidades, alguns serviços estavam parados, por força do enfrentamento à covid, mas já retornando. Mesmo fora do período de campanha das hepatites virais, a população que necessita dos serviços de testagem pode encontrar atendimento em todas unidades de saúde do Cedro.