No PPA são definidas as prioridades da gestão para os anos de 2022-2025
Foto: Jairton Costa
"É o momento de a população apresentar suas demandas. Por isso, realizamos um chamamento, uma convocação ao povo cedrense, para que participe", avalia o prefeito Joãozinho de Titico, sobre o Plano Plurianual (PPA 2022-2025) participativo, que define as prioridades do Governo Municipal no período de quatro anos. O lançamento oficial do PPA foi realizado de forma virtual na noite da última segunda-feira (26/07).
"É o planejamento de ações que a gestão vai incluir no orçamento, desde que o município esteja com recursos suficientes", explica o secretário de finanças, Adriano José. Em relação às exigências da população, ainda esclarece. "É importante escutar os anseios do povo, mas é determinante lembrar que a população não deve exigir obras faraônicas, que fujam da realidade. O município precisa ter recursos para custear essas intervenções", conclui o secretário.
As metas do Plano Plurianual são construídas por meio da escuta das necessidades da população, por isso, o prefeito Joãozinho de Titico reforça a necessidade de todos participarem das plenárias. "É o momento de fazermos visitas aos bairros, aos distritos, de fazermos um raio-x das demandas da população. Precisamos que a população apresente suas demandas, para que possamos recolhê-las e buscar as soluções possíveis. É importante que os representantes e líderes comunitários realmente participem", finaliza.
Trabalho participativo
A população cedrense pode apresentar suas demandas através pelo site www.cedro.ce.gov.br, nos locais de plenárias nas zonas rural e urbanas e nas setoriais. O secretário de Finanças explica a necessidade da realização das plenárias. "Elas existem para definir as ações, quais metas de serviços podem ser realizadas no curto e no longo prazo. No longo prazo são demandas que necessitam de mais recursos e maior ação do prefeito Joãozinho de Titico, que irá buscar apoio, estadual ou federal", conclui Adriano José.
A vice-prefeita, Ana Nilma, que também esteve no lançamento, reforça a importância da ação. "O PPA é um instrumento para que possamos fazer com que a administração pública seja pensada a partir das necessidades de cada comunidade rural, de cada bairro, e que façamos um uso racional dos recursos públicos", reitera.