Pelo terceiro ano consecutivo, o trabalho realizado na área do meio ambiente é premiado, com a garantia de mais recursos chegando
Foto: Marcos Rodrigues
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado divulgou na última semana o resultado preliminar do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), "com destaque com muito nos orgulha", com o afirmou o prefeito Joãozinho de Titico: Cedro recebeu nota máxima (1,0) pelo terceiro ano consecutivo. "Significa dizer que estamos fazendo o nosso dever de casa, que é cuidar bem da natureza, do meio ambiente". O resultado reflete os esforços realizados pela gestão. E graças ao trabalho realizado, o município vai ter direito ao repasse de 2% do ICMS pelo Governo do Ceará, que funciona como incentivo aos municípios.
Para que Cedro atingisse a nota máxima, foi necessária a colaboração do consórcio estabelecido com outros municípios da região. No primeiro momento, parte da verba será destinada a esse consórcio, por meio de contrato de Rateio assinado pelo prefeito Joãozinho e o secretário de Meio Ambiente do Estado. A partir do rateio, a utilização do recurso fica sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Município.
"Parte do recurso destinado à política de resíduos sólidos de Cedro será destinada à aquisição de lixeiras, carro para coleta seletiva, contratação de empresas para palestrar em escolas sobre a conscientização, aquisição de mudas de árvores", explica o secretário Sidney Fernandes. "O repasse realizado é destinado, enfim, para tratar e preservar a área ambiental do município".
É cm trabalho que se avança!
A premiação exigiu determinação da gestão do prefeito Joãozinho no setor. "Cedro criou o Fundo Municipal do Meio Ambiente, destinou uma área para a Central de Tratamento de Resíduos, tem um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e o mais importante: consorciou", destaca o secretário Estadual de Meio Ambiente, Arthur Bruno, que parabenizou o município pelo trabalho realizado, que resultou em nota máxima no IQM, garantindo-se 2% do ICMS no próximo ano.
O Secretário destacou a iniciativa da gestão do prefeito Joãozinho de Titico em participar do consórcio com os outros municípios, a importância de união de esforços para a garantia de uma natureza saudável. "Somente os municípios que se consorciam terão condições de garantir uma boa gestão de resíduos sólidos. Parabéns, prefeito".