O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sidney Fernandes, dá dicas de como evitar a má utilização do bem mais precioso da natureza
Foto: Divulgação
Por conta do período de estiagem, a Prefeitura de Cedro alerta os cidadão sobre o consumo excessivo de água, muitas vezes desnecessário. Sidney Fernandes comenta sobre a situação hídrica que o município vive presentemente. "A falta de chuva compromete o abastecimento de água aqui e no Ceará como um todo. O maior impacto está previsto para a irrigação, gerando consequências para o estado, como o aumento da taxa de energia, dos alimentos e da própria água", explica o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Sidney destaca alguns cuidados que todos os cedrenses devem ter. "São dicas simples e práticas, como fechar a torneira ao escovar os dentes; na hora de lavar a louça, enxaguar tudo de uma só vez; evite o uso da mangueira em atividade como regar as plantas e lavar as calças; ao utilizar máquina de lavar, reúna todas as roupas em uma única lavagem; ao tomar banho, utilize baldes ou bacias para reutilizar a água em atividades domésticas, como lavar calçadas e o carro, dar descargas; por último, fique atento à caixa d'água".
E reforça a mensagem. "Quando o assunto é água, a única coisa que deve acabar é o desperdício".
Cuidado extras
Sidney Fernandes faz outro alerta à população. "Pedimos para não acumular água, que tenha cuidado nos seus quintais, não joguem lixo na rua (só colocar o lixo para fora no dia de coleta, para não criar possíveis locais de foco de dengue)".
Sobre os cuidados da gestão municipal para evitar o aumento de casos de doenças virais, no período de chuva, o Secretário explica: "A prefeitura tem realizado diversas ações, trabalhando na limpeza no sentido de diminuir os focos na ruas. Também estamos realizando o trabalho de podagens das árvores e, no mesmo, dia retirando os resto de material. Também fazemos a limpeza da cidade para diminuir os possíveis focos de dengue", finaliza.