Foto: Marcos Rodrigues
O prefeito Joãozinho de Titico esteve na manhã desta quinta-feira (15/7) no Hospital Maternidade Zulmira Sedrin de Aguiar para acompanhar o início de mais um mutirão de cirurgias de catarata. No centro cirúrgico, trocou ideias com o diretor da unidade, Dr. Rubens Júnior, e com o cirurgião-oftalmologista responsável, Dr. Francisco Pierre.
"Estamos hoje iniciando a primeira etapa do mutirão programado pela Secretaria Municipal de Saúde, que compreende as cirurgias. Depois tem mais", explicou Joãozinho, que conversou com pacientes e familiares, observando "enorme alegria em seus semblantes. A saúde dos olhos é tudo". Ressaltou que o foco da gestão é levar bem-estar a todos, "garantir que cada homem e cada mulher com dificuldade de enxergar possa recuperar a visão".
O prefeito de Cedro informou ainda que a solução passa pelo empenho da gestão municipal em captar os recursos necessários para tornar possível ações como a de hoje. "Quero agradecer a direção do hospital pela execução do trabalho e muito especialmente à nossa secretária de Saúde Norma Marques e toda a sua equipe, que tem mobilizado esforços e boa vontade em favor do bem-estar do povo cedrense".
A catarata
Doença ocular extremamente comum, principalmente nas pessoas idosas, a catarata é provocada pela opacificação parcial ou total do cristalino, a lente natural nossos olhos. As primeiras queixas costumam ser a dificuldade para ver em locais com pouca iluminação, dirigir veículos à noite e dificuldade para ler placas ou letras pequenas.
O único tratamento efetivo para curar a catarata é a cirurgia, indicada quando a opacificação do cristalino já é grande o suficiente para interferir nas atividades comuns do dia a dia. Óculos e lentes de aumento podem aliviar os sintomas nas fases inicias, mas para corrigir definitivamente o problema, a única opção é operar.