Estudantes das Escolas municipais apresentaram as obras em desenhos, poesias e dramatização
Foto: Marciel Bezerra
Na última segunda-feira (28), a Prefeitura de Cedro promoveu solenidade para entrega dos vencedores do Prêmio do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Prêmio Peteca. O evento contou com a presença da vice-prefeita Ana Nilma, representando o prefeito Joãozinho de titico, além da Secretária de educação, Regina Cavalcante, Coordenadora do Programa Peteca em Cedro, Lúcia Barros, professores, estudantes e familiares.
A primeira-dama Claudia Dionizio, escreveu nas redes sociais o compromisso com a educação em Cedro. "Quero reafirmar o meu compromisso para que podermos ainda mais buscar projetos e parcerias para que possamos melhorar cada vez mais os índices", escreveu.
Da Escola João Batista Moreno, o aluno Felipe Camilo, apresentou um desenho para os convidados na temática trabalho infantil. "Era um garoto de 10 anos que estava trabalhando na roça no sol quente e sabemos que criança não pode trabalhar e nós crianças temos que estudar bastante para evoluir na vida", disse. Da mesma escola, Sabrina Kely, apresentou uma música com a temática sobre o tema proposto pelo projeto do prêmio Peteca. Para Edilta Alves, esse momento é de felicidade. "Foram diversos dias de preparativos para a composição da letra e eu tenho muito orgulho da minha filha", disse.
Para Gabriel Morais da Escola Antonieta Jucá Marques, apresentou um desenho com a temática em trabalho de criança em faróis, reflexo nas grandes cidades. "Era uma criança que vendia bombom em frente ao semáforo e isso é errado e acontece em todo Brasil e deixo um recado para os familiares que deixem as crianças estudarem para ter um futuro melhor para ele e os pais", disse.
O estudante Carlos Samuel, Escola Celso Alves de Araújo, detalha que apresentou uma poesia com o tema "Criança e adolescente: a esperança do futuro". Nos versos ele descreve o trabalho infantil e que os adolescentes são o futuro do Brasil. Já o estudante João Ítalo da mesma escola, apresentou uma poesia sobre o momento atual da pandemia com o aumento do trabalho infantil no mundo. "Com a pandemia da Covid-19 esses casos de trabalho infantil aumento e esse conto é uma forma de conscientizar sobre os perigos para o futuro de nossas crianças", pontua.
Por último, Jenifer Lara, que estuda na Escola Francisca de Jesus Cavalcanti, apresentou uma música sobre os cuidados com as crianças e adolescentes. "Os pais repensarem e não deixarem o trabalho infantil acontecer e refletirem na certeza que vivenciamos dias delicieis e com essa ação, estamos plantando esperança", pontua.
O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente reúne um conjunto de ações de conscientização e sensibilização nas comunidades e escolas dos municípios para salvaguardar e proteger os interesses das crianças e adolescentes. "Precisamos banir de uma vez por toda, erradicar o trabalho infantil e lugar de criança é na escola, brincar e assim, uma infância feliz e uma fase adulta, consciente de seus direitos e deveres", pontua a vice-prefeita Ana Nilma.
Durante a solenidade, a Secretária de educação de Cedro, Regina Cavalcante, detalha que o Programa PETECA e que os estudantes estão classificados para a etapa estadual. "Foram diversos trabalhos e difícil na escolha e já estão inscritos para a etapa estadual, estamos aguardando a confirmação da data", pontua.