25-JUN-2021

Alunos apresentam trabalhos literários que concorrerão ao Prêmio Peteca 2021

Foram escolhidos na etapa municipal produções de desenhos, poesias e dramatização. Os estudantes já estão inscritos para a fase estadual

#PETECA POR MACIEL 25 DE JUNHO DE 2021

Foto: Reprodução pessoal

Alunos da rede pública de ensino de Cedro, que cursam do 5º ao 9º ano, apresentarão na próxima segunda-feira, 28, às 16 horas no Centro de Educação Infantil Maria Marilene Alves Diniz, os trabalhos literários que concorrerão ao Prêmio do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Prêmio Peteca. O evento acontecerá na contará com a presença da primeira-dama Claudia Dionizio, além da secretária de educação Regina Cavalcante, coordenadora do PETECA em Cedro, Lúcia Barros, gestores escolares e estudantes.

O prefeito Joãozinho de titico, ressalta que o Prêmio Peteca consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas dos municípios. "É mais um reconhecimento pelas ações que os nossos estudantes estão produzindo, temos excelentes gestores na educação que incentivam diariamente também a participação da família nesse contexto", explica.

Vencedores da etapa municipal

O aluno Gabriel Morais Silva, da Escola Antonieta Jucá Marques, desenvolveu o desenho baseado no tema: "Trabalho infantil e Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional" com a orientação da professora Valeska Paiva.

O aluno Felipe Camilo, do 5º ano da Escola João Batista Moreno no distrito de Várzea da Conceição, produziu um desenho sobre o trabalho infantil na zona rural. "Vimos um garoto de 10 anos trabalhando na roça e o sonho dele é ir para a escola estudar e sabemos que nessa idade as crianças não podem trabalhar", explica Felipe Camilo no trecho do vídeo.

A aluna Jennifer Lara, do 6º ano da Escola Francisca de Jesus Cavalcanti, optou em apresentar sua obra em música sobre o trabalha infantil e que estudar. "Venho falar com muita esperança um tema importante o trabalho e a criança", diz trecho da letra da música, por conta da Pandemia o trabalho foi produzido em sua residência.

A aluna Sabrina Kelly, do 5º ano da Escola João Batista Moreno, também expressou através da música a forma sobre a infância e que o único trabalho é estudar, tendo a ferramenta as canetas e escrever e finaliza dizendo "Diga Não ao trabalho infantil, vamos brincar", mostrando sua boneca ao lado de um familiar ao som do violão.

Os estudantes Carlos Samuel e João Ítalo, matriculados no 8º ano da Escola Celso Alves de Araújo, produziram obras em conto e poesia sobre o trabalho infantil.

Em abril deste ano, aconteceu um encontro virtual que debateu as ações estratégias com a presença da primeira-dama Cláudia Dionízio, Procurador do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) e coordenador geral da Rede PETECA, Antônio de Oliveira Lima, Secretária de educação, Regina Cavalcante, além de diretores, professores e assessores municipais.

Na época, o Procurador da rede PETECA, destacou as ações e prêmios que serão desenvolvidos ao longo ano e regulamento do Prêmio Peteca/MPT na Escola 2021 e as linhas gerais do Projeto Peteca Literário. "Tivemos a oportunidade de dialogar diretamente com os educadores do município e demais atores da rede de proteção da criança e do adolescente", explica Antônio de Oliveira.

O que é PETECA?

O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente reúne um conjunto de ações de conscientização e sensibilização nas comunidades e escolas dos municípios para salvaguardar e proteger os interesses das crianças e adolescentes. O objetivo é aumentar a conscientização da sociedade sobre o tema, reforçar a importância da erradicação das situações de exploração e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, ampliando qualitativa e quantitativamente as políticas públicas.