Por conta da pandemia da Covid-19, o encontro aconteceu de forma virtual
Foto: Print da reunião virtual
Em reunião virtual na última quinta-feira (17), foi empossada a nova composição do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Esteve presente o prefeito Joãozinho de titico, vice Ana Nilma, Secretária de saúde Norma Marques e demais membros.
A nova composição é composta por membros do segmento de prestador e trabalhador em saúde, além da Associação dos Agentes Comunitárias de Saúde e Endemias. Os Sindicatos e da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), e da Federação das Associações Comunitárias compõe o novo colegiado. Foi escolhido também membros da sede urbana e rural da organização religiosa.
O gestor municipal, agradeceu aos conselheiros do mandato atual pelo trabalho que desempenharam durante os últimos dois anos. Em seguida, deu as boas-vindas aos membros do novo colegiado. "Parabenizo aos novos membros e que juntos iremos construir mais políticas públicas e com medidas que garantam uma saúde de qualidade", disse Joãozinho de titico.
Na ocasião, a conselheira Cicera Beserra, leu a Lei municipal 609 de 2021, que revoga a lei nº 023 de 11 de julho de 2001, que reestrutura e institui o Conselho Municipal de Saúde. No final, ela agradeceu a oportunidade de ter participado deste momento de atuar para novas políticas públicas para fortalecimento do SUS. ""Agradeço aos colegas, e deixo o Conselho Municipal de Saúde com dever cumprido, pois como representante da categoria das Agentes Comunitárias de Saúde, pude representar o município de Cedro por diversas vezes, se dediquem e cobrem pelas ações que estão sendo executadas", finaliza.
A secretária de saúde, Norma Marques, também destacou sobre o fortalecimento do Conselho Municipal de Saúde e que através das ações e serviços. ""Temos que fazer uma parceria e cada vez mais fortalecer o nosso Sistema Único de Saúde (SUS), através das nossas ações e serviços, para podermos melhorar a assistência e o acesso aos serviços e os novos membros para que prontamente com nova legislação do Conselho Estadual de Saúde (CESAU), e que grande importância deste órgão com poder deliberativo e o controle social se faz necessário", reforça Norma Marques.
Os representantes do Conselho Municipal de Saúde têm prazo de mandato com direito a recondução, os empossados irão compor o novo biênio, podendo ser reconduzidos por mais 01 ano.